05/09/22 |   Transferência de Tecnologia

HORTIMULHER: Embrapa capacita internas da Cadeia Pública de Boa Vista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Havanir Vitória

Havanir Vitória -

Desde junho deste ano, a Embrapa Roraima realiza ações do projeto Hortimulher, na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista - CPFBV. As atividades são desenvolvidas por meio da transferência de tecnologia da Embrapa Roraima em parceria com Embrapa Hortaliça, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas.

A ideia é ofertar conhecimento às reeducandas, contribuindo com o processo de ressocialização. Elas recebem noções de produção agrícola com atividades ocupacionais hortícolas. O Hortimulher vai implementar uma horta comunitária que atenderá as necessidades das internas e servirá como mais uma alternativa de ocupação para as mulheres que fazem parte do regime fechado.

A chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa-RR, Hyanameyka de Lima Primo, destaca “que o trabalho no Hortimulher, além de oferecer atividades ocupacionais e de aprendizado às reeducandas, proporciona a remissão de pena e melhoria da qualidade alimentar no sistema prisional”.

HortiMulher

O projeto foi aprovado em 2019, mas em razão da pandemia, da Covid-19, só pode iniciar as atividades em junho deste ano, atendendo a 20 internas até dezembro de 2022.

As ações são desenvolvidas pela área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima-TT, sob a coordenação dos trabalhos e capacitações de Arlindo Melo e Ozélio Izidorio.

As equipes do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia - SIPT e Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias - SPAT da TT realizaram a primeira visita com a finalidade de apresentar o projeto à equipe gestora da CPFBV, estabelecer o cronograma de atividades, definir o local de implantação dentro das condições de segurança da instituição.

Para Arlindo Melo “observar o interesse das mulheres com dedicação as tarefas desenvolvidas com hortaliças, significa uma nova perspectiva de vida para elas”.

 

Capacitação

O projeto HortiMulher, que beneficia 20 reeducandas, foi dividido em duas turmas de 10 mulheres. A primeira turma iniciou as atividades com o preparo do material de 30 pneus de carros, que foram doados pela Embrapa Roraima, para serem reutilizados e servirem de canteiros para a instalação da horta e cultivo das hortaliças na unidade prisional.

Também foram ministradas vídeo aulas de dois cursos, disponibilizados pela Embrapa Hortaliças por meio do Qualifica Mulher, que falam sobre hortas em pequenos espaços e produção integrada de folhosas.

Além de capacitações com produção de composto orgânico e uso deste como substrato para a produção de diversas hortaliças e mudas de espécies frutíferas, também foram ministradas técnicas de plantio e práticas de manejo das hortaliças.

As atividades com a primeira turma já foram encerradas após a colheita das hortaliças. As internas responderam a um questionário que servirá para avaliar os resultados do primeiro treinamento e aperfeiçoar as próximas ações dentro do projeto.

Neste mês de agosto, foi iniciada a capacitação da segunda turma com apresentação do projeto e dois cursos em vídeoaulas, seguindo o mesmo cronograma da primeira turma.

Ao final das capacitações, todas as internas da CPFBV receberão certificados referentes às práticas desenvolvidas pela Embrapa Roraima.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaembraparoraimahortimulhervepema