06/09/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa e parceiros promovem Dia de Campo sobre o café em Bonfim

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Muda de Café Robusta Amazônico

Muda de Café Robusta Amazônico

A Embrapa Roraima promoverá nesta quinta-feira, dia 08/09, o dia de campo "Vamos falar de Café?”. O evento será realizado em parceria com governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação-SEADI, e com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - IATER, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima-FAPERR, Fundação Estadual do Meio Ambiente-FEMARH e Agência de Defesa Agropecuária-ADERR.

O dia de campo "Vamos falar de Café?” acontecerá das 8h às 12h no sítio Pitaya Vermelha, localizado na vicinal I do Projeto de Assentamento Caju II, município de Bonfim, acesso via BR 401, km 58. O evento será voltado para produtores rurais, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER e estudantes.

O objetivo do evento é divulgar os híbridos do café Robustas Amazônicos da Embrapa, e difundir conhecimento aos produtores com interesse no plantio do café, visto que o Estado tem grande potencial para a cafeicultura. Com poucas áreas implantadas com a cultura, muitos técnicos e agricultores ainda não observaram o desenvolvimento do café sob as condições locais.

A programação do evento inicia com palestra sobre o cultivo do café Robustas Amazônicos, ministrada pelo pesquisador Marcelo Curitiba Espindula, da Embrapa Rondônia. Em seguida, os participantes farão visita técnica ao plantio dos Robustas na propriedade e o dia finaliza com Lançamento do “Manual Técnico para Implantação de lavouras de café”, de autoria do IATER.

 

Início das atividades com  Robustas Amazônicos

A Embrapa Roraima iniciou os trabalhos com a parceria da Embrapa Rondônia que é referência em pesquisa e transferência de tecnologias para cafeicultura na região Amazônica. As pesquisas têm desenvolvido material adaptado para as condições da região, como os cafés Robustas Amazônicos.

A parceria entre as duas unidades tornou possível a realização do “Curso em sistema de produção de café Robustas Amazônicos”, que capacitou técnicos em outubro de 2020. E permitiu a realização de uma visita técnica da equipe da Embrapa Roraima à Rondônia em dezembro 2020, assim as Unidades viabilizaram a disposição de 16.000 mil estacas de 10 híbridos, material que deu origem as mudas fornecidas para agricultores.

Após a visita, técnicos de Transferência e Tecnologia da Embrapa Roraima (TT) iniciaram o preparo das estacas que foram plantadas em viveiro adaptado, atendendo todas as condições necessárias ao desenvolvimento das estacas e mudas, resultando em 11.000 mil mudas dos 10 híbridos de Robustas.

Em 2021, a Embrapa Roraima iniciou entrega das mudas de café robustas amazônicos para agricultores selecionados, com a pretensão de formar Polo Cafeeiro. A iniciativa foi em parceria com o governo do Estado de Roraima, por meio da antiga Secretária de Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima -SEAPA, hoje atual SEADI.

O produtor Roque Sichinel, do sítio Pitaya Vermelha, foi um dos primeiros contemplados com as mudas dos Robustas Amazônico, ainda em 2021, e vai compartilhar suas experiências com todos no dia de campo sobre café em Roraima.

 

 

 

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cafecaferobustasamazonicosembraparoraimadiadecampocafemudasdecafeevento