12/09/22 |

Da culinária à silagem:Extensionistas levam teoria e prática à Tecnofam

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fládima Christofari

Fládima Christofari - A programação completa conta com palestras, mostras, oficinas e seminários sobre soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária.

A programação completa conta com palestras, mostras, oficinas e seminários sobre soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária.

Agência estará presente durante todo o evento com oficinas e mostra a campo.

Extensionistas levam conhecimento teórico e prático à quarta edição da Tecnofam. O evento, promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, será realizado de 13 a 15 de setembro em Dourados. A programação completa conta com palestras, mostras, oficinas e seminários sobre soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária.

Dessa forma, são apresentadas técnicas inovadoras, arranjos de sistemas de produção, assim como maquinários, implementos e equipamentos voltados para a agricultura familiar.

Além de contar com um estande institucional, a organização de extensão rural também está presente na programação em quatro frentes.

 

MELIPONICULTURA
O Brasil tem mais de 300 espécies de abelhas nativas conhecidas principalmente por não terem ferrão. Elas desempenham um papel importantíssimo na natureza fazendo a polinização, que garante não apenas a perpetuação das matas, mas também boas colheitas.

A zootecnista Jovelina Oliveira estará presente na feira com caixas didáticas com abelhas nativas sem ferrão das espécies jataí (Tetragonisca fiebrigi), marmelada (Frieseomelitta varia), mirim-guaçu (Plebeia remota), lambe-olhos (Leurotrigona muelleri), mirim juliani (Plebeia juliani) e a mandaçaia pantaneira (Melipona orbigny), típica de Mato Grosso do Sul.

“Teremos ainda amostras de mel, cera e produtos diversos da criação de abelha sem ferrão para estimular e propor mais uma atividade produtiva em propriedades rurais”, explica Jovelina. A mostra a campo sobre meliponicultura será realizada durante os três dias de Tecnofam, sempre das 7h30 às 11hh30.

“Iremos falar aos participantes sobre o início da criação de abelhas sem ferrão, a potencialidade dos seus produtos como atividade produtiva e também sobre a criação dessas abelhas para conservação ambiental e restauração de flora devido à sua importância na polinização”, completa Jovelina.

 

ALIMENTAÇÃO
Existem algumas espécies de vegetais que são facilmente encontrados em canteiros, jardins, na beira da estrada ou até mesmo no terreno baldio ao lado de casa e que podem se transformar em deliciosos pratos.

O uso das chamadas plantas alimentícias não convencionais é outro assunto que os profissionais de extensão levarão à Tecnofam por meio de uma oficina, todos os dias, das 8h30 às 11h30. A aula será conduzida pelos extensionistas Flávio Ferreira, do escritório de Dourados, e Inês Ortega, do escritório de Itaporã. 

“Será uma aula prática para demonstrar pratos que são possíveis de fazer com o que encontramos no mato por aí, de forma bem grosseira mesmo. A natureza nos oferece alimentos que podemos usar a qualquer momento, desde que retirados de um lugar sem poluição ou agrotóxicos”, diz Flávio.

Além de comidas, os participantes também aprenderão a confeccionar drinks com as PANCs. A oficina será realizada em uma cozinha e os preparos serão servidos como degustação no estande da agência de extensão no horário de almoço.

Serão disponibilizadas 15 vagas diárias para esta oficina. Além da parte prática, também haverá uma introdução teórica sobre a origem do uso desses vegetais e sua importância nutricional.

 

POMAR PRODUZINDO MAIS

Ao combinar espécies diferentes de um mesmo tipo de planta, o resultado pode ser frutos mais doces, macios ou até mesmo em grande quantidade. Os enxertos são tema de oficina levada à Tecnofam.

Teonilia Pereira e Valdeci da Silva, ambos extensionistas do escritório local de Ivinhema, vão ministrar uma aula cem por cento prática de três horas sobre como aplicar a técnica de forma correta e eficaz. “Mostraremos passo a passo como fazer enxertos em pés de limão, laranja, ponkan, caqui, goiaba, manga e jabuticaba”, explica Valdeci. Segundo ele, o objetivo é incentivar agricultores familiares a terem pomares em suas propriedades.

“Dessa forma, eles terão uma alimentação mais nutritiva, uma fruta para consumir, um suco natural para tomar”, completa o extensionista. 

 

SILAGEM

A prática de armazenar forragem para alimentação posterior do gado é tema de uma oficina ministrada pelo pesquisador Vítor Corrêa de Oliveira, do centro de pesquisa da organização de extensão (Cepaer).

“Vamos falar sobre a importância da conservação de alimentos para fornecimento aos animais durante a seca”, disse o pesquisador. Segundo ele, será feita uma introdução teórica a respeito das possíveis alternativas de alimentos, tipos de materiais usados na silagem, tipos de silos e utilização de aditivos, e custo de produção.

“Para completar, vamos fazer uma parte prática sobre técnicas de colheita e confecção de silo-bolsa. Vamos levar um equipamento para mostrar aos participantes, uma empacotadeira”, diz o pesquisador.

O tema reflete diretamente na produção leiteira, especialmente na época de seca. “Capacitar os produtores é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de lácteos”, completa. 

 

EVENTO

A Tecnofam é uma promoção da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). O evento é uma realização de órgãos públicos feerais, estaduais e municipais e agência privadas como Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms);  Sebrae/MS; Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados. O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS).


Confira a programação completa.

Ricardo Campos Jr. (DRT/MS 750)
Assessoria Agraer

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 9219-4960

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/