20/09/22 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Pesquisadores ensinam técnicas de ensilagem do capim BRS Capiaçu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fládima Christofari

Fládima Christofari - Os pesquisadores demonstraram técnicas de ensilagem, ou seja, da conservação da forragem para utilização na alimentação do gado de leite ou de corte e alternativas para minimizar as perdas.

Os pesquisadores demonstraram técnicas de ensilagem, ou seja, da conservação da forragem para utilização na alimentação do gado de leite ou de corte e alternativas para minimizar as perdas.

Os pesquisadores Vitor Corrêa de Oliveira (Centro de Pesquisas da Agraer) e Paulino José Melo Andrade (Embrapa Gado de Leite) apresentaram as vantagens do capim elefante – BRS Capiaçu para a nutrição do rebanho bovino, especialmente em períodos de seca, durante a quarta Tecnofam - Tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulino Melo, a cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Capiaçu é um termo tupi-guarani que significa “capim grande”, seu tamanho pode chegar até 4,20 metros de altura. A cultivar destaca-se pela volumosa produtividade e alto valor nutritivo. “A principal vantagem é que ele possui o dobro do carboidrato solúvel dos outros capins que a gente tinha no mercado”, destacou o pesquisador.

Além apresentar das vantagens do capim, os pesquisadores demonstraram técnicas de ensilagem, ou seja, da conservação da forragem para utilização na alimentação do gado de leite ou de corte e alternativas para minimizar as perdas. “A silagem pode ser realizada com diversos tipos de materiais, o milho e o sorgo são os mais tradicionais, mas o capiaçu tem ganhado muita força nos últimos anos”, destacou o zootecnista Vitor de Oliveira.

Aos participantes foram ensinadas técnicas da ensilagem, conferindo a altura ideal de corte, regulagem dos implementos, tamanho ideal de partícula, ponto de ensilagem (teor de matéria seca da planta), aplicação de inoculante específico, uso de aditivos, escolha do local adequado para construção do silo, tipos de silo e os cuidados para correta compactação e vedação da forrageira. 

A Tecnofam foi realizada de 13 a 15 de setembro, no Parque de Exposições de Dourados (MS).

Fotos do evento

Fládima Christofari (MTb 743/MS)
Assessoria Agraer

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 9219-4960

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional