18/09/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa e Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul presentes na Wine South America

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Primeiros vinhos comerciais elaborados com a BRS Bibiana

Primeiros vinhos comerciais elaborados com a BRS Bibiana

De 21 a 23 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SFA/RS) participam em estande conjunto da Wine South America, Feira Internacional  de vinhos que acontece no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. 

 

Em destaque o lançamento dos primeiros vinhos comerciais elaborados com a BRS Bibiana, uva desenvolvida pelo programa de melhoramento genético Uvas do Brasil, que serão apresentados por três vinícolas familiares da Serra Gaúcha: Casa Zottis, Vinícola Cainelli e Vinícola Buffon. (Clique aqui  para saber mais sobre os lançamentos da BRS Bibiana.)

 

A taça Oficial do Espumante Brasileiro, conhecida como TOEB, produto desenvolvido numa parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Enologia e a Cristallerie Strauss, pertencente ao Grupo Oxford, especialmente para degustar o espumante brasileiro, também será apresentada no espaço. Confeccionada artesanalmente de forma individual em fino cristal, a taça apresenta linhas finas e elegantes com originalidade, funcionalidade e qualidade estética.

 

A Superintendência Federal de Agricultura estará representada pela Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA), que oferecerá ao público uma experiência de avaliação de azeite de oliva, conduzida por avaliadores num painel seguindo uma  metodologia padronizada internacionalmente. O painel de análise sensorial é um processo científico para avaliação das características sensoriais positivas e negativas do azeite, sendo um dos critérios para a aferição da qualidade do azeite de oliva tipo virgem. O azeite de oliva só pode ser classificado como extravirgem após análise em painel sensorial.

 

Para o Coordenador do LFDA-RS, Fabiano Barreto, “a consolidação do painel de análise sensorial no laboratório é um grande avanço e consolida ações do MAPA no controle destes produtos ofertados à população, permitindo um ambiente equilibrado que inclusive fomente o consumo de produtos nacionais. ”

 

Masterclasses

A Embrapa e a Superintendência também estarão presentes na realização de Masterclass, no espaço Wine Tasting. Confira a programação:

- Dia 21, às 14h, Masterclass sobre azeite de oliva, com Artur Rocha, Paulo Gustavo Celso e Juliano Garavaglia.

- Dia 22, Sessão 1 às  14h e a  Sessão 2 às 15h15 – Masterclasses sobre as Variedades BRS para vinho – Vinhos elaborados com as cultivares BRS Lorena e BRS Bibiana, com a coordenação dos pesquisadores da Embrapa Celito Guerra e Mauro Zanus.

- Dia 22, às 18h 30 – Masterclass sobre as cultivares de uva BRS para suco, que será coordenada pelo pesquisador da Embrapa Giuliano Elias Pereira.

As inscrições para as masterclasses são gratuitas para os participantes da feira, porém, limitadas devido ao espaço das salas e podem ser realizadas neste endereço.

Para saber mais sobre a Embrapa Uva e Vinho, acesse: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho

 

Serviço:

O quê:  Wine South America

Quando: de 21 a 23 de setembro

Onde: Parque de Eventos, em Bento Gonçalves

Para conferir informações sobre ingressos e a programação completa acesse: https://www.winesa.com.br/

Viviane Zanella (MTb 14400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/