26/09/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção vegetal  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Produção Integrada de Mandioca é discutida por representantes da cadeia produtiva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

Na tarde desta terça-feira (27), a Câmara Setorial de Mandioca e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai realizar, pela internet, o Seminário de Produção Integrada de Mandioca. A ideia é divulgar o sistema de produção, que é focado na adequação dos processos produtivos para a obtenção de produtos de qualidade e com níveis de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em conformidade com o que estabelece a legislação sanitária, mediante a aplicação de Boas Práticas Agrícolas, favorecendo o uso de recursos naturais e a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e a rastreabilidade da produção  agrícola na etapa primária da cadeia produtiva, que é passível de certificação.

Criada em 2006, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados é composta atualmente por representantes de 31 órgãos e entidades ligados ao setor. O representante da Embrapa no fórum é Carlos Estevão Leite Cardoso, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), onde é supervisor do Núcleo de Ações Estratégicas. Na Câmara, ele exerce a função de consultor técnico.

A abertura do evento fica por conta de Osvaldo Zanqueta, presidente da Câmara. Helinton José Rocha e Marcus Vinicius de Miranda Martins, técnicos da Coordenação-Geral de Sistemas Integrados de Produção Agrícola – CGSIPA do Mapa, vão falar, respectivamente, sobre a importância da Produção Integrada (PI) para as cadeias agroindustriais e sobre o estado da arte da PI Brasil.

Já o engenheiro-agrônomo Marco Antônio Sedrez Rangel, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura à disposição da Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina, vai abordar a situação atual da PI Mandioca. Em seguida, as discussões vão ser moderadas por Carlos Estevão Leite Cardoso, responsável também pela formação do grupo de trabalho para elaboração de protocolo de Produção Integrada de Mandioca.

Para participar da reunião, basta acessar https://meet.google.com/hkq-njjk-jcn

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mandiocaevento