18/10/22 |   Gestão Estratégica  Agricultura de Baixo Carbono

Embrapa contribui para a nova versão do Ecoinvent

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

É o principal banco de dados de inventários de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que integra mais de mil conjuntos de dados novos e mil e oitocentos atualizados

O banco de dados Ecoinvent – banco de dados Suíço de Avaliação do Ciclo de Vida - com abrangência internacional foi atualizado, ontem, 13 de outubro, para a sua versão 3.9. O banco agora adicionou uma vasta gama de atualizações, incluindo agricultura, baterias, químicos, eletricidade, metais, papel e celulose, petróleo e gás e resíduos, com os dados mais recentes dos principais setores da economia. A nova versão inclui documentação aprimorada e fatores de emissão atualizados, incorporando dados do IPCC 2021. Esta versão integra aproximadamente 1.099 conjuntos de dados novos e 1.876 atualizados, incluindo 271 novos produtos.

Entre esses, na pauta de agricultura, constam dados sobre a produção agrícola brasileira e canadense. A Embrapa teve papel de destaque nessa atualização, com a entrega de inventários inéditos para as condições brasileiras, como do amendoim, e com a atualização de dados para inventários dos principais produtos do agronegócio brasileiro, como cana-de-açúcar, soja, milho e café. Ainda na aba da agricultura, o ecoinvent versão 3.9 também apresenta dados novos e atualizados sobre os pesticidas, que podem afetar os resultados das avaliações de processos e produtos agrícolas.

A pesquisadora Marília Folegatti, que coordena as ações de pesquisas em ACV na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), explica que o Ecoinvent é o principal banco de dados mundial de inventários para estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

“A Embrapa vem contribuindo com o povoamento desse banco de dados desde o ano 2016, ampliando significativamente a oferta de dados consistentes de inventários agrícolas brasileiros”. Ainda conforme a pesquisadora, essas informações podem contribuir para viabilizar o acesso a novos mercados, mais exigentes, e para agregar valor aos produtos.

Vale destacar que os inventários são construídos a partir de informações que caracterizam os sistemas de produção mais comuns desses produtos agrícolas, em nível estadual ou nacional, segundo a pesquisadora Nilza Patrícia Ramos. Com isso, seu uso pode ser feito por produtores que desejam representar o perfil ambiental de seus produtos, incluindo a pegada de carbono, quando esses não dispõem de contabilidades específicas.

Além de caracterizarem os sistemas de produção mais comuns, os inventários de amendoim e café foram construídos com dados agrícolas fornecidos por produtores das principais regiões produtoras do Brasil, reforçando ainda mais a importância do trabalho desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente para o povoamento do banco de dados do Ecoinvent, destaca a analista Anna Leticia Pighinelli. Na Embrapa, os trabalhos de atualização do banco contaram ainda com a participação dos analistas Renan Milagres, Ricardo Pazianotto e Gustavo Bayma.

Marcos Vicente (MTbE 19.027/MG)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2611

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/