18/10/22 |   Transferência de Tecnologia

Embaixadora de Barbados visita Embrapa Roraima e conhece pesquisas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Embaixadora de Barbados

Embaixadora de Barbados

A Embrapa Roraima recebeu no dia, 11 de outubro, a visita da embaixadora de Barbados no Brasil Tonika Sealy-Thompson. A embaixadora e sua comitiva foram recebidas pelo Chefe-geral da Embrapa Roraima Edvan Chagas, pela Chefe Adjunta de transferência de tecnologia Hyanameyka de Lima Primo e pelo pesquisador Ramayana Braga.

Também participaram da visita: Emerson Baú, da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação - SEADI, Marcelo Augusto Parisi, secretário da Agência estadual de Defesa Agropecuária - ADERR, alguns empresários e produtores.

A comitiva internacional tem o objetivo de fortalecer os negócios transfronteiriços entre as nações que compõem a Caricom (Mercado Comum e Comunidade do Caribe) visando oportunizar a exportação de gêneros alimentícios e fazer cooperação técnica. A visita a Embrapa Roraima tem o intuito de conhecer as pesquisas e estreitar relações com a empresa que tem contribuído com desenvolvimento do Estado de Roraima.

Na ocasião, o chefe-geral apresentou as principais linhas de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa com destaque para as pesquisas de recursos genéticos de animais com Ovinos Barriga Negra, conduzidas pelo pesquisador Ramayana Braga.

Para Edvan Chagas, a visita da Embaixadora mostra a importância estratégica no desenvolvimento de ciência, tecnologia e Inovação no sentido de mostrar a viabilidade no sistema de produção, visando a transferência de tecnologia para que possam produzir seu próprio alimento. Ressalta.

A Embaixadora e sua comitiva visitaram a Central de laboratórios, onde tiveram a oportunidade de conhecerem as pesquisas desenvolvidas com cultura de Tecidos e fruticultura com Camu-camu (Caçari de Roraima), também fizeram a degustação do suco de Caçari.

A diplomata Tonika Sealy-Thompson destacou que devidos aos problemas com segurança alimentar, questões climáticas e a Guerra da Ucrânia, foi preciso repensar e reconstruir as relações internacionais e de cooperação: “Hoje nosso interesse em estreitar relações com o país, com Roraima, através da Guiana e principalmente com a Embrapa, para verificar todas as oportunidades na agricultura, turismo, agronegócio, assim podemos gerar resultados concretos de exportação e cooperação técnica, melhorar relação estratégica para Barbados e para o Caricom”, afirmou.

Segundo o Secretário, Emerson Baú, é estratégico estarmos recebendo a comitiva Internacional, justamente para nos permitir fazer análise de mercado. “Além da comercialização nós buscamos fazer a Transferência de Tecnologia e temos a Embrapa como referência em pesquisa, geração de conhecimento, Transferência de Tecnologia, assim podemos levar oportunidades para o setor o produtivo, sendo um processo de sinergia entre as instituições para juntos atuarmos de forma forte com o mercado Caricom”. Ressalta.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaembaixadoracooperacaotecnica