19/10/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima participa da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Dia de Campo e Exposição de produtos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katharine

Katharine -

Pesquisadores e analistas da Embrapa Roraima participam de atividades durante a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia em Roraima (SNCT/RR), que acontece do dia 17 a 23 de outubro, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil - Da Independência do Brasil à emancipação Tecno-científica do Estado de Roraima”. A Unidade participará do evento com Dia de Campo, palestras técnicas, minicursos, montagem de exposição com ação no Roraima Garden Shopping.

Com objetivo de mostrar um pouco do trabalho de pesquisa que a Empresa desenvolve no Estado, levando informações sobre as soluções tecnológicas geradas para as cadeias produtivas.

Dia de Campo

A Embrapa estará realizando no dia 20 de outubro o Dia de Campo sobre “Tecnologias para o Manejo Sustentável e Fortalecimento da Fruticultura em Roraima”, no Campo experimental Confiança-CEC, Município do Cantá.  

Neste dia de campo serão apresentadas soluções tecnológicas para cultivo e manejo de frutíferas, podas para eliminação de vassoura-de-bruxa de cupuaçuzeiro, técnica de substituição de copas para recuperação de pomar, podas de produção e fitossanitárias, aproveitamento de resíduos vegetais para compostagem e produção de substrato, adubos e biofertilizante para serem usados em etapas de produção de mudas e adubação de pomar, diagnose de doenças e manejo da fruteiras nativas em campo, espaçamento a ser utilizado e  esclarecendo dúvidas que forem surgindo ao longo das apresentações.

O evento está previsto para iniciar as 9h30min e finalizar às 14h30min, e tem como público alvo técnicos multiplicadores da assistência técnica, extensão rural e fiscalização fitossanitária que assistem agricultores familiares no estado de Roraima, e também produtores rurais, professores e estudantes da área.

Exposição Roraima Garden Shopping

Dos dias 21 a 23 de outubro, a Embrapa Roraima estará com um Stand no Roraima Garden Shopping, onde serão expostos produtos oriundos das pesquisas nas áreas de floresta, fruticultura, Aquicultura e Pesca. Haverá também degustação de frutas regionais como camu-camu (Caçari de Roraima) e oficina de plantio para crianças. Outras instituições como UFRR e Universidade Estadual e Roraima-UERR também estarão realizando exposição no mesmo evento.

Para a Chefe-Adjunta de transferência de tecnologia, Hyanameyka de Lima primo, a ação visa promover uma interação entre a sociedade e a Embrapa, através da demonstração das pesquisas que estão sendo realizadas. “Estamos com uma programação intensa e bem variada que atenderá diversos públicos. Queremos justamente promover essa aproximação com os estudantes e com a sociedade em geral para estimular sobre a importância da ciência e tecnologia no desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, explica.

A Semana de Ciência e Tecnologia, é um evento nacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros. Em Roraima, o evento é organizado pela Universidade Federal de Roraima-UFRR, com o apoio de diversas instituições.

Confira a programação:

DIA DE CAMPO

Responsável

Local

Data

Horário

Palestra 1 - Técnica de substituição de copa e multiplicação de propágulos de variedades clonais de cupuaçuzeiro com alta produtividade e resistência à vassoura-de-bruxa implantadas em Unidade de Observação no estado de Roraima

Dra. Hyanameyka E. Lima Primo

Assistente: Waldivino Oliveira  e Mário Pereira

MSc. Ezequiel Souza Queiroz

CEC

20/10/22

09h:30 – 10h:20

Palestra 2 - Diagnose de doenças e adoção de medidas de manejo de fruteiras nativas em SAFs ou SAFRUTI (cupuaçu, cacau, açaí)

Dra. Hyanameyka E. Lima Primo

Dra. Teresinha Costa S. de Albuquerque

CEC

20/10/22

10h20 – 11h10

Palestra 3 - Produção de substratos, adubos e biofertilizante por meio da compostagem de resíduos de podas de cupuaçuzeiro.

José Alberto M. Mattioni

MSc. Ezequiel Souza Queiroz

CEC

20/10/22

11h10 – 12h

 

 

 

INTERVALO PARA ALMOÇO

 

 

20/10/22

12h – 12h50

Palestra 4 - Uso de substratos e biofertilizante obtido da compostagem de resíduos de podas de cupuaçuzeiro para produção de mudas de açaí de touceira e açaí solteiro

Dra. Hyanameyka E. Lima Primo

MSc. Ezequiel Souza Queiroz

Dra. Teresinha Costa S. de Albuquerque

CEC

20/10/22

12h50 – 13h40

Palestra 5 - Manejo de açaizais nativos localizadas em áreas de terra firme em Roraima, adotando técnicas para elevar a produtividade tanto pelo aumento da densidade de plantas, como pelo manejo adequado das plantas

Dra. Teresinha Costa S. de Albuquerque

CEC

20/10/22

13h40 – 14h30

Exposição

Ações/Atividades/Oficinas

Responsável

Local

Data

Horário

Stand de Exposição Roraima Garden Shopping.

Hyanameyka Lima primo

Roraima Garden Shopping

21,22 e 23/10/22

14h -21h

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

exposicaodiadecamposnct2022