27/10/22 |

Grupos de Trabalho buscam consolidar Rede GO FAIR Agro Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Magda Cruciol

Magda Cruciol - Dez centros de pesquisa da Embrapa integram a Rede

Dez centros de pesquisa da Embrapa integram a Rede

A rede GO FAIR Agro Brasil integra um movimento internacional e visa articular e colaborar para o compartilhamento e o reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, bem como a adoção dos princípios FAIR. Durante oficinas de governança e gestão de dados, realizadas entre agosto e setembro, foram criados três grupos de trabalho que vão propor planos de ação para fortalecer a atuação da rede. 

A iniciativa apoiada nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês) foi lançada no Brasil em abril deste ano em evento que reuniu representantes de mais de 40 instituições públicas e privadas para discutir prioridades no fomento à pesquisa e inovação intensiva em dados, temas focalizados pela rede. 

As discussões ocorridas durante as oficinas foram registradas, consolidadas e sistematizadas pelo comitê gestor da rede GO FAIR Agro Brasil, resultando na análise e proposta de Grupos de Trabalho (GTs), explica a analista Debora Drucker, da Embrapa Agricultura Digital. A instituição coordena a rede em gestão colegiada com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

 

Próximos passos 

“As oficinas fortaleceram a participação da comunidade e contribuíram com a construção coletiva da Rede. Agora, estamos constituindo os GTs que vão atuar em três temáticas principais: Dados, metadados e repositórios, coordenado pelo Centro de Inteligência Artifical (C4AI/USP); Políticas e planos de gestão de dados, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Ontologias, coordenado interinamente pela Embrapa”, explica Drucker - que atuará como ponto focal do comitê gestor da Rede no primeiro grupo. 

Os GTs estão analisando o material das oficinas e promovendo discussões para definir as atividades para o próximo biênio. Cada GT elaborará um plano de trabalho simplificado que, em novembro, deverá compartilhar com os demais para alinhamento de complementaridades. 

Atualmente, além da Embrapa Agricultura Digital, participam da Rede colaboradores da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Pantanal,  Embrapa Territorial, Diretoria-Executiva de Pesquisa e Inovação e Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais.

Participam também membros das instituições Companhia Nacional de Abastecimento, Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Amazonas, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Pampa, Universidade de São Paulo.

Interessados em integrar a Rede podem entrar em contato com gofairagro@gmail.com

 

Valéria Cristina Costa (Mtb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestao-de-dadosembrapa-agricultura-digitalgo-fair-agro-brasil