11/11/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Cerrados e Emater GO lançam cultivares de pequi, com e sem espinhos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Bastos

Fabiano Bastos -

 

Na quarta-feira (09), foram lançadas oficialmente seis cultivares de pequi desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), em Goiânia (GO), e contou com a presença de agricultores familiares, viveiristas, parceiros da pesquisa, gestores públicos, autoridades, além das equipes responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias.

“Este dia está ficando na história da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás. Estamos entregando as seis primeiras cultivares de pequi para o setor produtivo. Essas tecnologias têm uma relevância grande do ponto de vista social, econômico, cultural e ambiental, já que o pequizeiro é uma planta símbolo do Cerrado. As cultivares lançadas também vão contribuir para a preservação dessa espécie tão importante não só para o bioma, mas também para o Brasil. Como instituições públicas que somos, a finalização tecnológica e a sua entrega para a sociedade trazem a sensação do dever cumprido”, afirmou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro. 

Ao agradecer a todos os empregados da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás que fazem parte das equipes técnicas e de suporte, Faleiro destacou o comprometimento, dedicação e liderança na condução dos trabalhos dos pesquisadores Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados, e Elainy Pereira, da Emater Goiás. “Nesta longa caminhada de 25 anos, agradecemos por vocês não terem desistido deste trabalho e terem enfrentado e vencido todos os obstáculos para chegarmos neste momento especial e de muita emoção”. Faleiro também agradeceu aos produtores rurais que abriram as suas fazendas para as pesquisas da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás e aos viveiristas que vão produzir as mudas das cultivares, multiplicando e dando maior capilaridade para as tecnologias desenvolvidas.

O presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo Rezende, também agradeceu a todos os presentes no evento e destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento tecnológico e inovação. “Essa parceria entre a Emater e a Embrapa é histórica. Muitas tecnologias têm chegado ao produtor rural graças a essa cooperação entre instituições que executam a pesquisa pública”. Segundo ele, ao adquirir as variedades que estão sendo lançadas, o produtor tem a segurança de que terá os resultados agronômicos produtivos que ele espera, já que são mudas produzidas a partir de um processo de clonagem. “Além disso, foi possível reduzir pela metade o tempo de início do processo produtivo, que deve ser de quatro a cinco anos”, destacou.

Pedro Rezende enfatizou a importância da cadeia produtiva do pequi, mas ressaltou que ela ainda é conduzida de forma pouco tecnificada e que as novas variedades podem contribuir para a sua profissionalização. Segundo ele, as cultivares sem espinho também devem agregar valor ao fruto, uma vez que essa característica favorece o processo de industrialização. “Muitas vezes o produtor se vê desmotivado a processar ou industrializar o pequi porque a remoção dos espinhos é muito difícil, onerosa e pouco eficiente. Agora será mais fácil a fabricação de polpas, extração das fitas, fabricação de picolés e uma infinidade de outros produtos”, acredita. 

Na cerimônia, também foram lançadas duas publicações técnicas: Cultivares de pequizeiro e Orientações para o cultivo do pequizeiro. O pesquisador Ailton Pereira, um dos autores, apresentou os dois materiais disponibilizados no formato virtual e detalhou as informações que os interessados podem encontrar em cada um deles. “Nas publicações temos as características de cada cultivar lançada e também informações sobre o sistema de produção desde a produção da muda até a colheita” afirmou. Também são autores dos trabalhos as pesquisadoras Elainy Pereira (Emater Goiás), Helenice Moura (Embrapa Cerrados) e Sidney Cunha (Emater Goiás). Todos foram homenageados durante a cerimônia de lançamento das cultivares e das publicações. 

Agricultores familiares que cederam no início das pesquisas o material genético utilizado para fazer os clones dos pequis sem espinhos também foram homenageados durante o evento. Eles foram os primeiros a receber, de forma simbólica, mudas da cultivar de pequi sem espinhos GOBRS 103. Em sua fala, a pesquisadora Elainy Pereira ressaltou a importância de contar com a sensibilidade dos produtores em buscar preservar e difundir o pequi sem espinhos. Ela contou que os produtores procuraram a Emater Goiás e a Embrapa Cerrados para desenvolver as pesquisas, enfatizando a importância dos extensionistas e dos pesquisadores.

“A iniciativa desses agricultores de procurar instituições públicas foi fundamental para que toda a sociedade pudesse ter acesso agora a esses materiais depois desses 25 anos de pesquisa”, afirmou a pesquisadora. “Essa entrega representa a devolução daquilo que o senhor nos acionou há vinte anos”, destacou Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater, ao entregar para José Carlos Maciel, de Cocalinho (GO), a primeira muda de pequi sem espinhos. “A gente fica orgulhoso e emocionado de ter participado desse feito”, contou o agricultor.

Acesse aqui a gravação do evento de lançamento das cultivares.

Leia também:

Chegam ao mercado as primeiras cultivares de pequi sem espinhos

Assista abaixo o vídeo sobre o lançamento das cultivares:


Acesse informações sobre cada uma das cultivares: GOBRS 101, GOBRS 102, GOBRS 103, GOBRS 201, GOBRS 202 e GOBRS 203

Para adquirir mudas, acesse este link.

Acesse as publicações técnicas: Cultivares de pequizeiro e Orientações para o cultivo do pequizeiro

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: 33889945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens