23/11/22 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima participa da EXPOFERR 2022

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Havanir Vitória

Havanir Vitória - Estande da Embrapa Roraima na 41ª EXPOFERR

Estande da Embrapa Roraima na 41ª EXPOFERR

De 11 a 15 de novembro, a Embrapa Roraima participou da 41º edição da Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), no Parque de Exposição Dandãezinho, em Boa Vista. Realizado pelo Governo de Roraima, é o maior evento da agroindústria do Estado, reunindo em um espaço de mais de 90 mil m² de atividades que potencializam a produtividade e fomentam a economia. 

Edvan Chagas, chefe-geral, e Hyanameyka de Lima Primo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, participaram da abertura e acompanharam de perto as ações desenvolvidas pelos técnicos e pesquisadores da Embrapa Roraima. As tecnologias da unidade foram apresentadas em dois estandes, - Institucional e Vitrine Tecnológica -, onde o público podia visitar e tirar dúvidas, além de participar de palestras técnicas.

No estande Institucional, o público conheceu as pesquisas desenvolvidas com Banco de Sementes Criuolas, Compostagem e produtos desenvolvido com camu-camu (caçari), além de degustar sucos de caçari. Outra atração de destaque foi o túnel de realidade virtual, do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em 3D, que fez muito sucesso entre os visitantes da feira.

No Vitrine Tecnológica, foram apresentadas cultivares e tecnologias agrícolas, como o cultivo de arroz, soja, gergelim, melancia em consórcio com mandioca e feijão-caupi. Todos os cultivos são tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e indicadas para o Estado.

Palestras

A Embrapa também marcou presença na programação da Arena do Conhecimento, com palestras técnicas de pesquisadores da Embrapa Roraima e de outras unidades, que vieram ao Estado especialmente para participar da Expoferr.

O pesquisador Amaury Bendahan ministrou uma palestra sobre “Uso de drone na agricultura: Decisão de compra”; Sebastião Pedro S. Neto, chefe-geral da Embrapa Cerrados, também apresentou uma palestra com o tema “Cultura da Soja no sistema de cultivo do cerrado de Roraima”; o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, conduziu a Roda de Conversa sobre “Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono” e o pesquisador da Embrapa Cerrados, Fernando Macena, palestrou sobre “ZARC e Gestão de Risco Climáticos na Agricultura”.

 

Túnel de realidade Virtual

Quem visitou o estande da Embrapa Roraima na 41ª Expoferr pôde conhecer o túnel de realidade Virtual (RV), que mostrou o funcionamento do ILPF e a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável.

A tecnologia de “Maquete Virtual” de ILPF em Realidade Aumentada e Cubo ILPF foi desenvolvida pelos jornalistas da Embrapa José Heitor Vasconcelos e o Gabriel Rezende Faria, em parceria com a Rede ILPF.

O visitante é convidado a usar os óculos de RV com fone de ouvidos para entrar no túnel e percorrer 15 estações que mostram as transformações do sistema ILPF. É uma experiência interativa, que demonstra as possiblidades do ILPF e as diferentes etapas do sistema produtivo.

A ILPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. A tecnologia é indicada para aumentar a produtividade sem aumento de área e ainda reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Aplicativo targets estão disponíveis para download gratuito no site www.ilpf.com.br.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

expoferrexposicao-feira