28/11/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa conquista Selo ODS 2022 e Prêmio de Boas Práticas em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Analista Raquel Fernandes recebe Selo ODS em nome da Embrapa

Analista Raquel Fernandes recebe Selo ODS em nome da Embrapa

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), por mais um ano consecutivo, recebeu o reconhecimento das Nações Unidas com o Selo Social ODS por seu engajamento na promoção da Agenda 2030 para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A entrega do selo aconteceu na noite de sexta (25) durante a abertura do Encontro Estadual ODS 2022, realizado pelo Movimento Nacional ODS/Sergipe na Casa de Assistência aos Advogados de Sergipe (CAA/SE), entidade social vinculada à OAB.

A Unidade da Embrapa, com sede na capital sergipana, recebeu também o Prêmio Boas Práticas ODS 2022, um reconhecimento especial a ações e inciativas implementadas para promover o alcance efetivo dos ODS em Sergipe. Entre as organizações reconhecidas com o selo e o prêmio de boas práticas estão o Colégio e Faculdade Amadeus, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Fundação Mamíferos Aquáticos e o Mandato Inclusivo da Vereadora Transgênero por Aracaju Linda Brasil.

Para ver o álbum completo do evento no perfil da Embrapa na rede social Flickr, navegue nas imagens abaixo pelas setas laterais.

 

Selo ODS Sergipe 2022


Raquel Fernandes, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros que integra a Comissão Local de ODS na Unidade, recebeu as honrarias, representando a Embrapa.

Os projetos apresentados e contemplados pela Embrapa foram Mulheres Rurais e Agroecologia – ações de pesquisa e transferência voltadas para a visibilidade e o protagonismo de mulheres agricultoras e extrativistas; e-Campo: vitrine de capacitações on-line da Embrapa – cursos on-line de ‘Aquaponia Residencial, ‘GiriNutri – uso da gliricídia na alimentação de ruminantes’ e ‘Produção de sementes e ovos embrionados na agricultura familiar’; ‘Tecnologias validadas que aliam destinação ambiental adequada e valoração da casca de coco e vinhaça’. 

O Encontro Estadual ODS tem como objetivo geral implementar o ODS nas organizações, socializar, preparar e municipalizar os ODS em todos os municípios do Estado de Sergipe, materializando o sonho de uma sociedade mais sustentável. A iniciativa conta com diversos parceiros, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Embrapa e os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas. Principal organização de pesquisa pública voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil, a Embrapa, com suas 43 Unidades distribuídas por todo o país, tem uma robusta agenda de pesquisa e desenvolvimento, gerando conhecimentos e ativos tecnológicos de alto valor para a sociedade brasileira.

A Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com aderência a 58 das 169 metas que se desdobram dentro dos mesmos. 

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, cuja área de atuação se estende do sul da Bahia ao norte do Ceará, alinha-se a 18 dessas metas, com pesquisas, transferência de tecnologia e cooperação técnica e científica em diversas áreas, como a cultura do coqueiro, agroecologia e agricultura familiar, inteligência territorial, agroenergia, produção de ruminantes, aquicultura, sistemas integrados e grãos, prospecção da biodiversidade e agregação de valor.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sergipesustentabilidadeodsagenda-2030onuselo-odsods-embrapa