05/12/22 |   Melhoramento genético  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima capacita agentes multiplicadores em produção de mudas de espécies florestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo -

A Embrapa Roraima realizou a primeira etapa do curso sobre “Produção de mudas de espécies florestais nativas” na Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Iracema-RR. O curso aconteceu no dia 25 novembro e teve como objetivo capacitar agentes multiplicadores quanto a tecnologias relacionadas à seleção de matrizes, coleta e germinação de sementes, transplantio e manejo pós-transplantio de mudas de várias espécies florestais nativas.

A programação da primeira etapa contou com palestras dos pesquisadores Cássia Pedrozo, Oscar Smiderle e Karine Dias, e de  José Mattioni, analista de Transferência Tecnologia, da EmbrapaO curso reuniu 26 participantes entre técnicos agropecuários, extensionistas, produtores, estudantes universitários, trainees da Empresa Radix Investimentos Florestais e acolhidos da Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Guadalupe.

 

 

De acordo com a organizadora e pesquisadora, Cássia Pedrozo, o curso incluiu duas etapas que envolveram aspectos teóricos e prática de campo. Essas ações fazem parte da transferência de Tecnologia de três projetos desenvolvidos pela Embrapa, são eles: 1) Alternativas para disseminação de cultivos de mogno africano (Khaya grandifoliola) em Roraima pelo uso de espécies madeiráveis e frutíferas; 2) Melhoramento genético da castanheira-do-brasil para produção de frutos e; 3) Fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas na Amazônia.

 

 

O curso de “Enxertia da castanheira-do-brasil” será a segunda etapa e está previsto para acontecer no dia 06/12, também na Fazenda da Esperança, e abordará aspectos básicos e práticos relacionados à produção de porta-enxertos, enxertia por borbulhia e enxertia por garfagem da castanheira-do-brasil. Será voltado para todos que participaram da primeira capacitação.

Os cursos estão sendo realizados pela Embrapa Roraima em parceria com a Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Guadalupe e com a Empresa Radix Investimentos Florestais, as quais desenvolvem um projeto de pesquisa em conjunto desde 2021.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens