05/12/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Sisteminha é destaque na 71ª Expoapi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação/NCO

Divulgação/NCO - O tanque de criação de peixes é o ponto de equilíbrio do Sisteminha.

O tanque de criação de peixes é o ponto de equilíbrio do Sisteminha.

O Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG) é uma das principais atrações da 71º versão da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que começou neste domingo 4, e vai até o dia 11, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, no povoado Santa Luzia, a 14,5 quilômetros do centro de Teresina. O Sisteminha consiste num tanque de piscicultura de construção artesanal, um galinheiro, uma minhocária, hidroponia, um abrigo de compostagem e uma horta periférica. O aquário tem capacidade para 5.000 litros e funciona com sistema de recirculação de água.

A Embrapa Meio-Norte está ocupando um stand no Pavilhão das Instituições, que tem 450 metros quadrados, na avenida principal do parque, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. No stand com realidade virtual, o visitante pode conhecer tecnologias com feijão-de-corda (feijão-caupi), sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, avicultura caipira, apicultura e meliponicultura, ovinocultura, caprinocultura, forrageiras e o sisteminha.

Duas palestras também marcam a presença da Unidade no evento. Nesta terça-feira 6, o analista Robério Sobreira e o técnico Maurício Castelo Branco mostram, das 16 às 17 horas, as vantagens da criação de galinhas caipiras. Em seguida, as pesquisadoras Fábia Pereira, Maria Teresa Rêgo e Patrícia Drumond falarão sobre a meliponicultura.

 

A feira em números

A Expoapi está reunindo este ano expositores de 18 estados brasileiros, segundo a Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Piauí. Além das exposições, “o evento terá cavalgada e competições de hipismo, vaquejada, julgamento de animais, uma etapa nacional da exposição de caprinos da raça Boer, leilões, shoppings de animais e shows com atrações locais e nacionais”.

O secretário Jonas Moura espera um público de 300 mil pessoas durante os oito dias do evento. “O evento deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, com cerca de 450 expositores de animais e 200 empresas que irão participar com stands de vendas”, ressaltou. A feira é uma realização do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI )- com informações da Ascom/Seagro)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sisteminhacienciatecnologiainovacaoeventofeiraembrapaexpoapi