26/12/22 |

Sistema digital aperfeiçoará gestão do programa de incentivo aos fruticultores de Louveira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Prefeitura de Louveira

Prefeitura de Louveira - Prefeito de Louveira e comitiva em visita à Embrapa Territorial

Prefeito de Louveira e comitiva em visita à Embrapa Territorial

A Embrapa Territorial entregou à Prefeitura de Louveira, SP, um sistema web para aprimorar o funcionamento do Programa Municipal de Incentivo ao Fruticultor (Promif). A solução tecnológica agrupa os dados de cadastro do produtor de frutas e os coletados em campo pelos auditores, além de facilitar o processo de auditoria das metas das propriedades agrícolas, por  possibilitar o envio de arquivos de geolocalização, fotos e vídeos. O sistema também pode calcular a nota final do produtor e ser acessado em modo offline.

“Com essa ferramenta, o auditor poderá ir a campo com o celular ou tablet, preencher o formulário, gerar as notas, criar os mapas, e subir esses documentos para o banco de dados. Esse banco criará um histórico do programa. Agora, teremos esses dados guardados”, disse Daniel Micheletto, da Divisão Agrícola de Louveira.

Nesse sistema também foram adicionados novos indicadores para avaliação das contrapartidas que os produtores devem cumprir para o recebimento dos subsídios. Fazem parte dos novos critérios, indicadores socioeconômicos, ambientais, de boas práticas de uso de EPIs e de uso de aplicação de defensivos agrícolas e de rastreabilidade. Atualmente as avaliações consideram somente dois critérios: área de cultivo de fruticultura e avaliação das áreas de cultivo. 

A Prefeitura já informou que esses novos indicadores serão incorporados na avaliação das áreas agrícolas a partir do próximo ano. Com a observação desses novos critérios, afirma Daniel Micheletto, poderá haver diferenciação no pagamento, aumentando o valor do subsídio para quem tem nota entre 8 e 10, mantendo os valores pagos atualmente para quem ficar na faixa de notas entre 7-8, e reduzindo os recursos para aqueles que atingirem notas entre 5-6. Hoje, todos com nota superior a 5 recebem a mesma quantia. 

Outras entregas

A atualização da base de dados do Promif foi outra solução entregue. Nesta ação, a equipe da Embrapa criou um protocolo para organização dos dados espaciais das propriedades do Promif com identificação de informações sobre limites, polígonos das quadras de cultivo, localização dos barracões de insumo, pontos de captação de água, entre outros.

Também foram elaborados estudos para quantificar a área dedicada à preservação ambiental pelas propriedades aderentes ao Promif, pelas propriedades não aderentes, e o total do município. As análises utilizaram a base de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os resultados mostraram que o total de vegetação nas áreas agrícolas ocupa mais de 1.000 hectares. 

As análises classificaram as áreas de ocorrência de vegetação nativa em várias categorias, além de separar os percentuais em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL). Proporcionalmente, os percentuais entre as áreas do Promif e não aderentes foram muito parecidos (respectivamente, 64-67% em APPs, e aproximadamente 81% em RL). 

Um website foi criado para ajudar na divulgação das informações do Promif. Acesse aqui.

O analista Bruno Scarazatti coordenou o desenvolvimento dos trabalhos da Embrapa.

Promif

Criado em 2013, o Promif estimula a sustentabilidade do cultivo das frutas em Louveira por meio da adoção de boas práticas agrícolas e preservação dos recursos naturais da propriedade rural. O programa estabelece metas e possibilita o pagamento de subsídios para os fruticultores que as cumprem. Atualmente, conta com 103 agricultores e 149 áreas agrícolas.

 

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturasustentabilidadegestao-de-dados