03/02/23 |   Transferência de Tecnologia

Estudantes de agronomia recebem aula prática de poda do guaranazeiro na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Estudantes da Ufam participaram de aula na Embrapa

Estudantes da Ufam participaram de aula na Embrapa

Com objetivo de orientar os participantes sobre o uso da técnica de poda na cultura do guaranazeiro, a Embrapa Amazônia Ocidental promoveu nesta quinta-feira, 2/2, aula prática para alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no seu Campo Experimental no km 29 da estrada AM10.

Os alunos foram orientados pelo pesquisador Firmino José do Nascimento e pelo técnico Orbélio Mota (Embrapa) e pelo professor Clóves Pereira (Ufam), que abordaram os aspectos gerais da planta, a importância e tipos de podas e demonstraram as práticas de poda em guaranazeiro.

A poda é uma técnica utilizada em sistemas produtivos, principalmente aqueles com espaçamentos adensados, para a renovação de ramos produtivos, a maximização da luminosidade e aeração no plantio, a modificação da arquitetura da planta e redução de condições favoráveis ao ataque de pragas e doenças e consequentemente o aumento sustentável da produtividade.

Segundo o pesquisador, o guaranazeiro, por ser uma planta perene que frutifica nos ramos novos emitidos anualmente, a poda é um trato cultural indispensável, pois evita desequilíbrios nutricionais entre a raiz e parte aérea, além de reduzir a incidência e severidade da antracnose e a população de tripes, inseto que pode causar grandes perdas na produtividade. O período atual é o adequado para se fazer a poda do guaranazeiro pois já passou o período da safra.

 

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cursoufampoda-do-guarana