26/11/15 |   Biodiversidade

Importância dos insetos é tema da Embrapa na 12ª Semana de C&T no AM

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Síglia Souza

Síglia Souza - Exposição mostrou que insetos são importantes para a produção agrícola, prestam serviços como a polinização e podem fazer o controle biológico de insetos-praga.

Exposição mostrou que insetos são importantes para a produção agrícola, prestam serviços como a polinização e podem fazer o controle biológico de insetos-praga.

Estudantes e demais visitantes que foram ao estande da Embrapa Amazônia Ocidental na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas puderam conhecer sobre a importância dos insetos e como eles contribuem para a agricultura.  Mais de 20 mil pessoas circularam pelo local do evento, segundo dados da coordenação, e visitaram os 140 estandes de exposição montados no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques , em Manaus (AM) durante os dias 23 a 25 de novembro de 8h às 18h.

A Embrapa Amazônia Ocidental foi uma das instituições expositoras na 12ª SNCT, cujo tema foi Luz, ciência e vida, em alusão ao Ano Internacional da Luz celebrado em 2015. A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do governo do Estado via Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI).

No estande foram apresentadas informações sobre insetos praga e insetos polinizadores, de forma acessível e lúdica para público de diferentes idades. "Os insetos são muito importantes para a produção agrícola, pois prestam serviços valiosos como a polinização , assim como também podem fazer o controle biológico de insetos-praga" explica Flavia Gomes, agrônoma que trabalha no Laboratório de Entomologia da Embrapa Amazônia Ocidental. Entomologia é a ciência que estuda os insetos e suas relações com o ser humano, as plantas, os animais e o meio-ambiente.

Além de jogos com a ilustração de insetos, foram mostrados banners com informações sobre insetos que são alvo de trabalho nas pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental, onde se destacam trabalhos de pesquisa com insetos  relacionados aos cultivos de cupuaçu, guaraná, castanha, dendê, cultivos florestais, citros e mandioca. "Queremos mostrar um pouco do que o Laboratório de Entomologia da Embrapa Amazonia Ocidental faz, contribuindo nas pesquisas que buscam solucionar problemas entomológicos em ambientes agrícolas", disse a entomologista Flávia Gomes. Também foram elaborados jogos para facilitar a interação com o público. "A ideia é associar atividades lúdicas ao esclarecer o público, até para retirar a antipatia que muita gente tem por inseto, quando na verdade eles também podem ser benéficos", explica.

Um dos destaques dessas benefícios é a contribuição dos insetos na polinização de plantas: "A polinização é um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Somente após a polinização as plantas podem formar frutos e sementes, das quais dependem para sua reprodução". Embora os insetos não sejam os únicos que polinizam, tem importante participação junto a outros polinizadores, tais como pássaros e morcegos também.

Síglia Souza (MTb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92)3303-7852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

amazoniaamazonaspopularizacao-da-ciencia