13/02/23 |   Geotecnologia  Gestão ambiental e territorial

Estudo mostra impacto do crédito rural no PIB da Agropecuária no Matopiba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Captura de tela

Captura de tela - O Matopiba compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

O Matopiba compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Qual o impacto da concessão de crédito rural sobre salário, emprego e o PIB da Agropecuária? Um trabalho da Embrapa Territorial avaliou a relação entre essas quatro variáveis no período de 2013 a 2017, na região do Matopiba, área de fronteira agrícola que compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O resultado das análises aponta que tanto variações do crédito rural quanto os níveis de salários e empregos na agropecuária têm efeito positivo sobre o PIB do setor nos municípios estudados. 

Outra variável que pode ser impactada positivamente é o nível dos salários, que cresce à medida que melhoram o PIB e o nível de empregos. O crédito rural e o nível de empregos mostraram-se, por sua vez, pouco suscetíveis a modificações em uma direção contrária, ou seja, não foi observada capacidade de variações do PIB impactarem essas duas variáveis. 

Chama a atenção o alto impacto do aumento do volume de crédito sobre o PIB da Agropecuária em um conjunto de 17 municípios localizados entre o Oeste da Bahia, o Sul do Maranhão e o Sudoeste do Piauí. A analista Daniela Tatiane de Souza, da Embrapa Territorial, avalia que o crédito rural melhora a estrutura de produção e, consequentemente, os lucros do produtor, o que tende a incentivar o aumento do PIB da Agropecuária. 

 

Publicação

A pesquisa empregou uma metodologia que utiliza painéis de dados para averiguar a existência e o impacto das relações entre as variáveis, até então pouco utilizadas para avaliações regionais. O resultado obtido pelos autores está em um artigo científico apresentado no 50º Encontro Nacional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

Foi feito também um exercício para avaliar a resposta a impulsos. Por exemplo, em um cenário de estabilidade, o que aconteceria, num período de 10 anos, se houvesse melhoria em uma das variáveis. O nível de atividade econômica, por exemplo, seria positivamente impactado pelo aumento nos níveis de salários, empregos e de crédito rural.

Para Souza, a pesquisa feita mostra o potencial da metodologia para entender as relações entre os indicadores econômicos em nível regional. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para pensar estratégias de estímulo ao mercado de trabalho na agropecuária, bem como o papel do crédito rural em políticas públicas.

 

GeoMatopiba

O trabalho foi inspirado e utilizou dados de uma plataforma de dados sobre o Matopiba lançada pela Embrapa Territorial em 2020, o GeoMatopiba. Disponível gratuitamente online, ela é composta por painéis interativos com dados dos 337 municípios que compõem a região, sobre empregos formais, crédito rural e a produção agropecuária, além das tecnologias da Embrapa disponíveis para a região. As informações são geoespacializadas e estão apresentadas em mapas, gráficos e tabelas, com possibilidade de download. Clique aqui para acessar o GeoMatopiba.

Para ler o artigo, clique aqui.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

matopibageomatopiba