01/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção animal  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Embrapa apresenta resultados de inovação para caprinocultura e ovinocultura em territórios do Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel

Sérgio Cobel - O primeiro dos encontros reuniu participantes do Projeto e agentes públicos em Campina Grande (PB)

O primeiro dos encontros reuniu participantes do Projeto e agentes públicos em Campina Grande (PB)

Implantação de soluções tecnológicas em propriedades rurais, capacitações de técnicos extensionistas, pesquisas para colaborar na formulação de políticas públicas, apoio na agregação de valor a produtos. Todas estas ações estiveram presentes na atuação da Embrapa no âmbito do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), entre os anos de 2019 e 2023, para impulsionar atividades da caprinocultura e ovinocultura nos territórios do Cariri Paraibano, Sertão do Moxotó (PE), Bacia do Jacuípe (BA) e Vale do Itaim (PI). Nesta semana, estes resultados estão sendo apresentados a beneficiários do Projeto, parceiros e agentes públicos em workshops nos territórios. O primeiro deles aconteceu nesta terça-feira (28), no auditório da Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB).

A equipe de pesquisadores e analistas técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos apresentou os destaques de inovação tecnológica voltadas para a região que compreende a divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. Juntos, os dois estados respondem por 50% da produção de leite de cabra do Nordeste e 35% dos cerca de 26 milhões de litros anuais da produção brasileira. Lá, a Embrapa atuou, no Projeto, com soluções para qualidade do leite caprino, agregação de valor a produtor, melhoramento genético de rebanhos e sanidade animal.

Uma das participantes do Workshop foi Sônia Patriota, presidente do Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite (Cedoca), de Sertânia (PE), entidade parceira da Embrapa nas ações em busca de melhores padrões de qualidade do leite caprino do PDHC. Segundo ela, o trabalho em conjunto tem permitido vislumbrar a caprinocultura leiteira como uma atividade economicamente viável. “Através desta parceria, hoje temos: controle da qualidade do leite de todos os produtores, acesso a novas tecnologias que nos permitem produzir derivados de excelente qualidade, conhecimento de novos mercados e de nosso potencial enquanto produtores de leite de cabra e derivados”, afirmou ela.

As experiências mostradas permitiram a gestores de políticas públicas, presentes ao evento, possibilidades de contribuição da pesquisa e inovação tecnológica para desenvolvimento das atividades produtivas e dos territórios do Semiárido brasileiro. “Temos a dimensão da importância da caprinocultura e ovinocultura para a economia do nosso estado e nosso compromisso é responder à altura, com ações de infraestrutura, programas de estímulo e incentivos fiscais que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento da atividade. Iniciativas como essas, realizadas pela Embrapa e seus parceiros contribuem de forma grandiosa para o desenvolvimento do setor agropecuário no estado”, ressaltou o vice-governador do Paraíba, Lucas Ribeiro.

Para Ana Luíza Pupe, diretora substituta de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos no PDHC caracteriza uma experiência exitosa de construção de política pública, com potencial para melhoria na qualidade de vida e autonomia das famílias beneficiadas - nos territórios, foram contemplados cerca de 4.500 agricultores familiares, além de 400 técnicos de assistência técnica e extensão rural.

“Presenciar a apresentação de resultados tão positivos para a ovinocaprinocultura foi gratificante e engrandecedor. É o aprendizado de que a política pública eficiente é aquela construída de baixo pra cima. Precisamos contar com todos os elos da cadeia para direcionar nossos esforços para ações que promovam a mudança na realidade produtiva das famílias rurais, garantindo não só a sua segurança alimentar, mas a geração de renda e acesso a crédito e mercados”, ressaltou Ana Luíza.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura e Pecuária, Pedro Marthins, que também esteve presente no Workshop em Campina Grande, considerou que caprinocultura e ovinocultura vivem um “bom momento” com a convergência de diversas ações, como o PDHC, que unem esforços de entidades ligadas ao setor produtivo. “Juntos poderemos fazer muito mais em prol dessa atividade, que dignifica a base do setor primário de nossa economia”, ressaltou ele, que também é presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).

Na avaliação de Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, o diálogo nos workshops do PDHC é uma boa oportunidade para consolidar os arranjos de parcerias que permitirão a continuidade dos resultados no futuro. “A entrega desse tipo de resultado na forma de devolutiva foi bem vista pelos parceiros e reforça, com uma ação concreta, o compromisso que temos em resolver os problemas da cadeia produtiva nos territórios onde caprinocultura e ovinocultura são relevantes. Saímos do evento fortalecidos e unidos no propósito de, cada um na sua expertise, dar contribuição concreta para o desenvolvimento das atividades”, frisou a pesquisadora.

Pesquisadora Viviane Souza apresenta resultados de pesquisa sobre Qualidade do Leite no Workshop - foto: Sérgio Cobel

Após o primeiro encontro, em Campina Grande (PB), a caravana de pesquisadores e analistas técnicos da Embrapa Caprinos seguirá para Pintadas (BA), onde apresentará resultados para o público da Bacia do Jacuípe no dia 02/03. Na sequência, a equipe estará em Betânia do Piauí (PI), para efetuar o mesmo trabalho junto a participantes e parceiros do PDHC na região do Vale do Itaim.

Soluções tecnológicas para os territórios

A atuação da Embrapa Caprinos e Ovinos no Projeto Dom Hélder Câmara levou em consideração as tradições e especificidades da produção de caprinos e ovinos em cada um dos territórios. Assim, foram trabalhadas soluções tecnológicas e ações de pesquisa que levaram em conta as demandas do setor produtivo, em conjunto com agricultores familiares, associações, cooperativas e agroindústrias locais.

Na divisa entre Paraíba e Pernambuco (região que abrange os territórios do Cariri Paraibano e Sertão de Moxotó-PE), maior bacia da caprinocultura leiteira no país, a prioridade foi dada ao trabalho para aprimoramento e qualidade de produção do leite e seus derivados, assim como melhoramento dos rebanhos de caprinos leiteiros e controle de doenças infecciosas. Segundo Leandro Oliveira, analista do Núcleo Regional da Embrapa Caprinos e Ovinos em Campina Grande (PB), este trabalho de integração entre equipes de pesquisa, associações e cooperativas já possibilita avanços para a região.

“Desde 2021 já estamos monitorando a qualidade do leite produzido em laticínios em Sertânia (PE), com o Cedoca; em Sumé (PB), com a Associação Gestora da Usina de Beneficiamento de Lácteos (Agubel); em Cabaceiras (PB), com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do município (Ascomcab). Com estas instituições, a Embrapa também tem realizado trabalhos de capacitação em boas práticas de ordenha, apoio ao acesso a mercados”, ressalta Leandro.

Equipe da Embrapa em laticínio em Sumé (PB) - foto: Maíra Vergne

A região também foi um dos territórios onde a Embrapa realizou pesquisa para levantamento das principais doenças infecciosas dos rebanhos. O resultado foi apresentado como integrante da proposta de plano de biosseguridade, que favoreça prevenção e controle dos rebanhos, por meio de recomendações de manejo sanitário nas propriedades rurais.

“Muitas propriedades já adotam suas medidas para biosseguridade na produção do leite, mas devemos sistematizar e organizar melhor essas ações, passo por passo, para intensificar essas atividades. Com as informações da pesquisa, podemos atuar na lógica de uma inteligência zoossanitária”, afirma Selmo Alves, pesquisador de Sanidade Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos

O território da Bacia do Jacuípe (BA) também receberá orientações para construção de plano de biosseguridade, com destaque para a ovinocultura de corte, atividade de maior tradição na região. Lá, a Embrapa também atuou com ações de pesquisa sobre doenças de origem parasitária e estratégias de melhoramento genético voltadas para os ovinos de corte.

“Com um amplo programa de melhoramento genético, foi possível desenvolver maior interação e melhor integração da produção com a indústria, de maneira coordenada e envolvendo uma grande quantidade de produtores e seus rebanhos de diversas raças. Com o uso integrado de práticas e processos tecnológicos nos sistemas de produção, o trabalho contribui diretamente com a organização da atividade e a regularidade no fornecimento de matéria-prima para indústria”, destaca Wanderley Gomes, diretor-presidente da FrigBahia, de Pintadas (BA), parceira da Embrapa no PDHC.

Pesquisador Octávio Morais (à direita) orienta produtores rurais em Pintadas (BA) - foto: Maíra Vergne

Já no Vale do Itaim (PI), as ações têm ênfase no melhoramento genético e em estratégias para segurança alimentar dos rebanhos, especialmente de ovinos de corte. “Esse trabalho vem agregar muito no desenvolvimento da ovinocaprinocultura, que aqui na região é o nosso forte. Priorizando melhorias no desenvolvimento da cadeia produtiva, mas não só nela, pois você acaba beneficiando outras frentes, como em trabalhar melhor a oferta de forragem”, avalia Marta Macedo, da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Paulistana (PI).

O trabalho voltado para segurança alimentar dos rebanhos locais tem como base as tecnologias do aplicativo de Orçamentação Forrageira e do serviço Assessonutri. “Com o aplicativo, é possível estimar a quantidade de alimento que seu rebanho precisa, para suprir as demandas de alimento e ter reservas diferenciadas ao longo do ano: silagem, palma, banco de proteínas. Já no caso do Assessonutri, o impacto positivo é conhecer a qualidade da pastagem ao longo ano, por meio dos boletins, que permitem que o produtor veja a necessidade de suplementar seu rebanho ao longo do ano. As recomendações nutricionais do serviço são baseadas em menor custo e proporcionam economia, ao suplementar somente animais com esta necessidade”, explica Lucas Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Além dos territórios onde a caravana da Embrapa estará nesta semana, o PDHC tem atuação no território do Sertão dos Inhamuns (CE). O Projeto Dom Hélder Câmara é desenvolvido pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). As ações da Embrapa são voltadas para promover a inovação tecnológica nos arranjos produtivos locais.

Gestão do Conhecimento

Outra contribuição da Embrapa no âmbito do Projeto Dom Hélder Câmara a ser apresentada pela caravana nesta semana será o conjunto de vídeos e cartilhas desenvolvido por meio do projeto. Esta ação tem como objetivo colaborar para gestão e disseminação de conhecimentos para técnicos e produtores rurais. Já estão disponíveis, para visualização os seguintes conteúdos:

Vídeos
- Rota de Aprendizagem (Experiências positivas na produção de caprinos e ovinos no Semiárido): https://youtu.be/4mVxdkKdU4o
- Custos de Produção de Caprinos e Ovinos: https://youtu.be/9tBUFPV2S4E
- Melhoramento genético de caprinos e ovinos: https://youtu.be/6FoLe6QKi1M
- Técnica de inseminação artificial transcervical em caprinos por meio de fixação cervical: https://youtu.be/3akyWcpDuuE
- Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos: https://youtu.be/SbKtLUllgIc
- Segurança alimentar para pequenos ruminantes: https://youtu.be/mAKztCx-omc
- Soluções para a reserva de alimentos para rebanhos de caprinos e ovinos - AssessoNutri e Orçamento Forrageiro: https://youtu.be/f3BMd4cJiYM
- Controle de Verminose em Caprinos e Ovinos: https://youtu.be/gdlFmkU6MmA

Cartilhas
- Cardápio forrageiro: reserva estratégica de alimento: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148943/cardapio-forrageiro-reserva-estrategica-de-alimento
- Como escolher matrizes e reprodutores caprinos ou ovinos para seu rebanho: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148898/como-escolher-matrizes-e-reprodutores-caprinos-ou-ovinos-para-seu-rebanho
- Controle das doenças infecciosas em caprinos e ovinos no Semiárido brasileiro: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148905/controle-das-doencas-infecciosas-em-caprinos-e-ovinos-no-semiarido-brasileiro
- Fabricação de queijos utilizando ervas aromáticas: validação e transferência de tecnologia: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148965/fabricacao-de-queijos-utilizando-ervas-aromaticas-validacao-e-transferencia-de-tecnologia
- Gestão da propriedade para a produção de ovinos e caprinos: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148926/gestao-da-propriedade-para-a-producao-de-ovinos-e-caprinos
- Mastite caprina: estratégia de manejo: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148907/mastite-caprina-estrategia-de-manejo
- Recomendações para o controle integrado de verminose em caprinos e ovinos: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148919/recomendacoes-para-o-controle-integrado-de-verminose-em-caprinos-e-ovinos
- Seleção e cruzamentos de caprinos e ovinos de corte na Bacia do Jacuípe-BA e Vale do Itaim-PI: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148906/selecao-e-cruzamentos-de-caprinos-e-ovinos-de-corte-na-bacia-do-jacuipe-ba-e-vale-do-itaim-pi
- Sistemas integrados: uma nova opção de produção agropecuária sustentável no Semiárido: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148962/sistemas-integrados-uma-nova-opcao-de-producao-agropecuaria-sustentavel-no-semiarido

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Edna Santos (MTB/CE 1700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3182.4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

producao-animalconvivencia-com-a-secacaprinos-e-ovinoseventopdhcworkshop