06/04/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa apresenta derivados de feijão-caupi e feijão-azuki na Anufood 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - Biscoitos com farinha integral de feijão-azuki

Biscoitos com farinha integral de feijão-azuki

A Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI) apresenta na Anufood 2023 o biscoito de farinha integral de feijão-azuki, o biscoito de feijão-caupi (macassar, fradinho) e a farinha instantânea de cotilédones de feijão-caupi. A feira acontece de 11 a 13 de abril, em São Paulo, SP.

O feijão-azuki é uma leguminosa muito utilizada na culinária japonesa. No Brasil, tem a colônia japonesa como seu principal público consumidor, especialmente em São Paulo e região. Esse feijão é conhecido pelo seu sabor adocicado de noz, o que confere uma sensação agradável ao paladar. O biscoito apresenta coloração em tons próximos à cor de chocolate, visualmente atrativos para o consumidor.

Além desses aspectos visuais e relacionados à consistência, o produto contém mais de 20% de proteínas, fibra alimentar, minerais e compostos bioativos, melhorando a qualidade nutricional do biscoito. “Ao ser produzido, pode se acrescentar à massa do biscoito, castanhas, frutas secas ou outros ingredientes que podem incrementar a qualidade nutricional, visual e dar mais sabor ao alimento”, explica o pesquisador Jorge Hashimoto, da Embrapa Meio-Norte, responsável pelo desenvolvimento do produto.

O feijão-caupi (feijão-de-corda, macassar, fradinho) é um dos principais componentes da dieta do brasileiro, especialmente no Nordeste. De maneira geral, é consumido cozido, com caldo, ou na produção de pratos como o "baião-de-dois", saladas, feijão-tropeiro. A sua produção no Brasil avançou para diversas regiões e hoje tem se destacado como produto de exportação. Na forma de biscoito como farinha instantânea, abre-se um leque de possibilidades para o seu consumo.

O biscoito de feijão-caupi pode ser consumido por por pessoas que têm intolerancia ao glúten e por aqueles que optam por não o consumir. Outra aplicação é na alimentação infantil, por ser nutritivo e ter boa aceitação por este público. Além disso, é uma alternativa proteica à base de plantas, para veganos. “A maioria dos biscoitos para consumidores intolerantes ao glúten não são nutritivos, pois a funcionalidade do glúten é geralmente substituída por amido natural ou modificados, que são pobres em nutrientes se comparados à farinha de feijão-caupi, principal ingrediente desse biscoito”, acrescenta Hashimoto.

Em relação à farinha instantânea, o produto elimina etapas e facilita o preparo do caldo de feijão, que tradicionalmente é produzido em vários processos, tais como: cozimento, trituração e peneiramento para remoção dos tegumentos.  É uma forma alternativa à tradicional de se consumir feijão-caupi, que é um alimento importante por ser nutritivo e benéfico à saúde, e cujo consumo per capita tem se reduzido nas últimas décadas. “Com a utilização da farinha instantânea de cotilédones de feijão-caupi, ganha-se tempo e praticidade ao preparar sopas instantâneas”, destaca o pesquisador.

As três tecnologias apresentadas na Anufood 2023 são ativos para parcerias disponíveis na página da Embrapa. Os interessados em produzir comercialmente os produtos, devem entrar em contato com a Chefia-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte pelo e-mail: cpamn.chtt@embrapa.br.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 - 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

inovacaonegociosativos-para-parceria