24/04/23 |   Produção animal

Veterinários da Emater-DF fazem curso sobre reprodução de bovinos no CTZL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma turma de 22 médicos veterinários da Emater-DF participou do curso “Atualização em Reprodução de Bovinos”, realizado pelo Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados nos dias 17 e 18 de abril. Ministrada pelo pesquisador Carlos Frederico Martins, pelo analista Adriano Mesquita e pelo professor da Universidade de Brasília Ivo Pivato, a capacitação visa aprimorar o atendimento dos extensionistas rurais aos bovinocultores de corte e leite, agregando conhecimentos sobre a avaliação do trato reprodutivo de fêmeas bovinas e o diagnóstico de gestação por meio de palpação retal e imagens ultrassonográficas, bem como sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

O curso faz parte do Plano de Treinamento e Desenvolvimento de Empregados da Emater-DF 2023 e teve carga horária de 16 horas, sendo quatro de aulas teóricas e 12 de práticas. Os veterinários aprenderam conceitos gerais da fisiologia do ciclo estral e gestação bovina; técnicas de exame ginecológico completo; diagnóstico de gestação e estimativa de idade fetal; principais patologias de fêmeas bovinas; noções sobre IATF; técnicas de manuseio e aferição de aparelho de ultrassonografia e interpretação de imagens ultrassonográficas.

Martins lembra que a atualização do médico veterinário que trabalha no campo, especialmente com reprodução animal, deve ser constante. “No curso, trouxemos informações novas sobre fisiologia, protocolos, diagnóstico da gestação e, principalmente, sobre o manuseio e uso do ultrassom, muito importante na rotina do profissional, que precisa saber interpretar as imagens e fazer o diagnóstico para chegar a uma decisão e auxiliar o produtor nos atendimentos e nos programas de melhoramento genético de que participa”, disse, citando algumas aplicações da ultrassonografia, como o preparo para a IATF, a identificação de patologias e o diagnóstico precoce da gestação.

“Essa formação é uma demanda dos técnicos da área animal e vai ao encontro das práticas que serão realizadas no dia a dia das propriedades e também do acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), através do programa Mais Pecuária Brasil”, afirma o gestor de bovinocultura da Emater-DF, Maximiliano Cardoso. O programa promove o melhoramento genético e o aumento da produtividade, utilizando a IATF e entregando a prenhez confirmada aos produtores.

Com informações da Emater-DF

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

bovinosctzlreproducao-animalultrassonografiaemater-dfcapacitacaocursos-e-eventosiatf