25/04/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Divulgados sistemas pré-selecionados ao Prêmio SAT do Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes -

O Comitê de Análise e Seleção do Prêmio Sistemas Agrícolas Tradicionais do Semiárido Brasileiro Dom Helder Câmara (Prêmio SAT) acaba de divulgar as 12 propostas pré-selecionadas, que obtiveram as melhores pontuações, de acordo com os critérios pré-definidos no regulamento da premiação. Além delas, houve uma menção honrosa a um sistema, principalmente pelo nível de organização e contribuição para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da comunidade.

“A edição do Prêmio SAT 2023 contemplou em sua seleção os povos indígenas Xukuru, Atikum e Karuazu, as comunidades quilombolas Custaneira, Tapuio e Guaxinim e as comunidades tradicionais Fundo de Pasto Cachoeirinha, Angico dos Dias, Brejos Dois Irmãos e Esfomeado, além dos assentamentos da reforma agrária Mandacaru e Lameirão, representantes de distintos modos de vida que manejam e conservam uma rica agrobiodiversidade da Caatinga em seus territórios historicamente ocupados”, conta Fabrício Bianchini, analista de inovação da Embrapa Alimentos e Territórios.

O resultado, disponível no portal da Embrapa, foi obtido após análise dos integrantes do Comitê, que se reuniram em Maceió, em 18 e 19 de abril. Na próxima etapa, representantes da Embrapa e das instituições parceiras vão visitar os locais pré-selecionados para o diagnóstico de cada sistema inscrito e o preenchimento participativo do formulário de seleção.

O objetivo é premiar até seis propostas de SAT. Além de reconhecer e divulgar os SAT do Semiárido, o prêmio visa promover os sistemas de uso do ambiente, paisagens e estratégias agroalimentares e receitas culinárias tradicionais de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais do Semiárido brasileiro.

A iniciativa busca, ainda, ampliar a visibilidade dos sistemas, fomentando sua identificação e promoção; além de incentivar e fortalecer a articulação, mobilização e formação de redes comunitárias em torno desses sistemas para a valorização e manutenção de práticas que contribuam para a transmissão de conhecimentos entre as gerações.

Os vencedores serão conhecidos em um evento técnico previsto para ocorrer no final de agosto. Os representantes dos sistemas selecionados também vão participar de uma capacitação em patrimônio cultural e de uma oficina das receitas tradicionais dos SAT. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cnat.eventos@embrapa.br.

A organização do prêmio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). São parceiros a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério do Turismo (MTur), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/