28/04/23 |

Embrapa completa 50 anos de resultados, mas a caminho do futuro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Warley Nascimento

Warley Nascimento -

Em uma semana repleta de comemorações, a Embrapa celebrou 50 anos apresentando resultados e indicando aonde pretende ir no futuro. A solenidade de comemoração, para público externo, realizada no Pavilhão Ciência para a Vida, na Sede da Empresa, na quarta-feira (26/04), foi marcada por lançamentos de tecnologias e publicações, assinatura de acordos de cooperação, homenagens, e pelo anúncio da nova presidente da Embrapa, a pesquisadora Sílvia Massruhá, que assume o cargo na próxima semana.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para destacar a importância das mulheres em cargo de gestão. “A Embrapa fez a revolução da agropecuária no País”, afirmou. “Agora, nos seus 50 anos, fortalece o empoderamento das mulheres brasileiras indicando como presidente, pela primeira vez na sua história, uma mulher cientista”, complementou, referindo-se à pesquisadora Sílvia Massruhá.

“E como será a Embrapa do futuro?”, refletiu o ministro. Ele reforçou a importância do recém-criado Grupo de Trabalho do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), composto por cinco notáveis, que tem como objetivo pensar a Embrapa do futuro: o ex-presidente Silvio Crestana, os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Luiz Carlos Guedes Pinto, a economista da UFRJ, Ana Célia Castro, e o engenheiro, agricultor e pecuarista, Pedro Camargo Neto.

“Esses cinco notáveis toparam o desafio de nos ajudar a pensar a Embrapa do futuro - o que e como vamos produzir e o que a Embrapa pode fazer para que isso aconteça. O maior mérito desse grupo será o de ouvir especialistas e construir coletivamente um projeto para os próximos 50 anos”, afirmou.

Confira aqui a cobertura completa do evento.

 

Unidade é destaque nas comemorações

A Embrapa Hortaliças também teve papel de destaque nas comemorações dos 50 anos da Empresa. Duas das cultivares apresentadas ao público durante a cerimônia de quarta-feira (26/04) são “crias” da Unidade: a cenoura BRS Carmela, desenvolvida pela Embrapa Hortaliças em parceria com a ISLA Sementes Ltda., e a batata BRS F50 (Cecília), cujo desenvolvimento foi capitaneado pela Embrapa Clima Temperado (RS), mas com a participação da Embrapa Hortaliças.

No livro “Brasil em 50 Alimentos”, também lançado durante a cerimônia de 26/04, que apresenta 50 alimentos produzidos no Brasil, selecionados por sua importância econômica, social e científica, a Unidade contribuiu com nove espécies.

As sagas das culturas do alho, alface, batata-doce, batata, cebola, cenoura, tomate, melão e morango são narradas no livro, desde o surgimento desses alimentos entre os seres humanos até sua chegada ao Brasil e os avanços alcançados nas últimas décadas por meio da pesquisa científica. Baixe a publicação completa aqui.

Um dos momentos mais concorridos da cerimônia foi a degustação de produtos gerados pela pesquisa, quando a Unidade apresentou várias hortaliças, como o tomate BRS Zamir, servido na forma de canapés com manjericão; a batata-doce BRS Cotinga, de polpa roxa; o grão-de-bico BRS Aleppo, servido como salada; e a BRS Carmela, servida em uma salada de legumes.

 

Celebrações

Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, destacou os momentos mais importantes das comemorações dos 50 anos da Empresa durante esta semana. Na segunda-feira (24/04) ele participou da Reunião Executiva de Gestores da Embrapa, na Sede da Empresa; na terça-feira (25/4), da Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem à Embrapa; na quarta, também na Câmara dos Deputados, participou de sessão na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que contou com a presença da recém-empossada presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e da nova Diretoria-Executiva.

Warley também participou da solenidade de comemorativa aos 50 anos para público externo, no dia 26/04, e da homenagem à Empresa na Comissão de Agricultura do Senado Federal, na quinta-feira (27/04).

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo Pinho (MtB/GO - 1073)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens