02/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Pesquisadora da Embrapa é homenageada na Agrishow 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcos Vicente

Marcos Vicente - A pesquisadora Christiane Paiva discursa na ocasião da homenagem.

A pesquisadora Christiane Paiva discursa na ocasião da homenagem.

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) Christiane Paiva foi homenageada ontem, 1º de maio, com o Prêmio Agrishow 2023, por entidades do setor agrícola, como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo ( Faesp ) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

 

As instituições reconheceram a destacada atuação de Christiane como pesquisadora da Embrapa. A distinção é conferida a personalidades que prestaram contribuições relevantes ao agronegócio.

  

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), o secretário de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, Antônio Pedro Pezzuto , e o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo ( Ocesp ), Edvaldo Del Grande. 

 

Representantes de várias Unidades de Pesquisa da Embrapa compareceram à cerimônia, acompanhados por Vinícius Pereira Guimarães, coordenador do Labex /Europainciativa internacional que atua em todo o território europeu, buscando promover e apoiar a cooperação técnico-científica entre as equipes da Embrapa e como principais instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Europa. 

 

Christiane foi escolhida por suas pesquisas sobre bactérias que solubilizam o elemento fosfato, essencial para o crescimento e produção das plantas. Durante 18 anos, ela conduziu estudos que resultaram no lançamento de produtos comerciais, como o BiomaPhos , (Grupo Simbiose Agro/Bioma),  Omsugo ECO e  Omsugo P ( Corteva Agriscience ) e SolubPhos (Estados Unidos, pelo grupo Simbiose Agro), reconhecidos por seu forte compromisso com a sustentabilidade e produtividade.

   

Em cerca de três anos, a tecnologia já é empregada em mais de cinco milhões de hectares, registrada em mais de 15 estados dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e outros países .

 

Gino Paulucci, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, parabenizou a pesquisadora pela contribuição notável para a ciência agrária nacional, destacando que isso fortalece ainda mais as entregas da Embrapa em benefício da sociedade, fato comum nas últimas cinco décadas de existência da Empresa.  

 

Em seu discurso, Christiane Paiva declarou-se homenageada pela cerimônia, pelo fato de ser uma mulher cientista em um ambiente predominantemente masculino como o agronegócio. "É com alegria e grata que agradeço imensamente a oportunidade de representar tantas mulheres cientistas, professoras e agricultoras. Que essa honraria poder representar, extensivamente, toda equipe de pesquisa e que também representa um presente adicional para a Embrapa no momento em que comemora 50 anos de existência, pautados no propósito estratégico da evolução da agropecuária nacional”. 

Marcos Vicente (MTb 19.027/MG)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 98396 7764

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agrishowagrishow2023