09/05/23 |

Biologia sintética é o tema do Café com Ciência dessa semana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com terras cultiváveis ​​e recursos hídricos limitados os esforços atuais estão focados em encontrar novas soluções para resolver esse desafio sem sobrecarregar ainda mais o meio ambiente. Por outro lado, o aumento da conscientização sobre o papel dos alimentos nutritivos na saúde humana e o conceito de “alimento como remédio” aumentou a demanda por “alimentos funcionais”.

A biologia sintética é uma aliada dos pesquisadores na busca de soluções para os desafios que se colocam no cotidiano diante de questões relacionadas a pragas na agricultura, às mudanças climáticas e, especialmente para atender às demandas da sociedade. É sobre esse cenário que a pesquisadora Daniela Bittencourt fala no podcast Café com Ciência, abordando a importância da biologia sintética enquanto ferramenta fundamental na busca de soluções sustentáveis.

"Num futuro próximo, podemos esperar o aumento da produtividade dos alimentos e maior geração de energia de maneira sustentável, seja pela redução dos níveis de CO2 mediante a melhoria do processo fotossintético pelas plantas; pelo desenvolvimento de variedades elites, como é o caso das canas Flex I e II; bem como pela redução do uso de fertilizantes sintéticos, otimizando a utilização de nitrogênio e fósforo das plantas", diz Daniela Bittencourt, que faz parte da equipe do laboratório de biologia sintética da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

O podcast Café com Ciência pode ser conferido no tocador de áudio da sua preferência.

Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448-3266

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biologia-sinteticapodcast-cafe-com-cienciadaniela-bittencourt