15/05/23 |   Transferência de Tecnologia

Abertura da 15ª SIT na Embrapa Milho e Sorgo conta com homenagens e apresentação de novas tecnologias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marina Torres

Marina Torres - Abertura da 15ª SIT nesta segunda-feira, dia 15 de maio

Abertura da 15ª SIT nesta segunda-feira, dia 15 de maio

Teve início na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, na Embrapa Milho e Sorgo, a 15ª edição da Semana de Integração Tecnológica. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, produtores rurais, profissionais do setor agropecuário, estudantes e colaboradores da Embrapa Milho e Sorgo. O público lotou o Auditório Renato de Oliveira Coimbra.

O evento marca os 50 anos da Embrapa e os 15 anos de realização da Semana de Integração Tecnológica, sendo que um dos momentos de destaque da abertura foi a entrega de homenagens a parceiros que colaboraram para o fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação da agricultura brasileira, além da apresentação de tecnologias que estão sendo lançadas no mercado pela Embrapa em 2023, como cultivares de milho, sorgo, um evento transgênico e bioinsumos.

“A Embrapa de 50 anos é a Embrapa do Brasil”, disse Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo. “Nesses 50 anos, renovamos a nossa fé no Brasil e renovamos o nosso compromisso de continuar construindo conhecimento de utilidade para o agricultor e para a agricultura tropical. Comemoramos o aniversário da Embrapa e, dentro da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, realizamos a 15ª Semana de Integração Tecnológica. Queremos reconhecer a comunidade, as lideranças e a cidade de Sete Lagoas, por terem bem acolhido um ente federal como a Embrapa”, disse Durães.

O engenheiro agrônomo Frederico Botelho, coordenador da 15ª SIT, agradeceu a colaboração de todos os empregados da Embrapa e das empresas parceiras para a execução do evento. “Este ano, retornamos com o evento 100% presencial e trouxemos temas considerados estratégicos para o nosso País. Nos seminários, dias de campos, cursos e workshops trataremos de biotecnologia, bioeconomia e descarbonização, entre outros assuntos”, afirmou.

O presidente do Sistema Faemg / Senar, Antônio Pitangui de Salvo, pontuou que “nos últimos anos tivemos o desafio de corrigir o solo ácido do Cerrado e, agora, o próximo desafio é transformar a região Central de Minas, tradicional na produção de eucalipto, em uma região produtora de grãos de soja, de milho e de sorgo”, disse. “O Sistema Faemg está completamente alinhado e entende perfeitamente o que vai ser essa transformação, que nasce com a ajuda mútua da Embrapa. A Embrapa é a nossa geradora de inteligência e de entregas. E nós, Senar e Emater, de forma mais moderna e rápida, vamos colocar essas inovações no campo”, disse o presidente.

 

Homenagens

Foram homenageados o ex-ministro da Agricultura e um dos criadores da Embrapa Alysson Paolinelli (que receberá a homenagem em vídeo, já que não pôde estar presente); o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Thales de Almeida Pereira Fernandes (representado pelo secretário-adjunto João Ricardo Albanez); o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro Faria; o diretor do Grupo Agroceres / Helix Urbano Ribeiral Júnior; o presidente da Simbiose / Bioma Marcelo de Godoy Oliveira; o diretor-executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Robert Schaffert; o proprietário da Fazenda Lagoa dos Currais Gustavo Pitangui de Salvo; o coordenador regional da Emater-MG Walfrido Machado Albernaz; o produtor rural Jorge Gonçalves dos Reis; o presidente da Confraria Central Mineira Cássio Siqueira Gonçalves; a vereadora de Sete Lagoas Heloísa Diniz Froes; a produtora rural Conceição Aparecida Gomes; e o presidente do Sistema Faemg / Senar Antônio Pitangui de Salvo.

 

Novas tecnologias chegam ao mercado

A Embrapa Milho e Sorgo apresentou duas novas cultivares de milho com elevado potencial produtivo – BRS 2107 e BRS 4107 – e um novo híbrido de sorgo granífero, o BRS 3318. O evento transgênico de nome comercial BTMAX, resultado de parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a empresa Helix, também foi apresentado, além dos inoculantes Omsugo ECO e Omsugo P, distribuídos pela multinacional Corteva Agriscience.

Ainda foi assinado um acordo de cooperação técnica e financeira entre a Embrapa Milho e Sorgo e o Sistema Faemg, com o objetivo de estruturar parcerias institucionais e implementar estratégias com foco no desenvolvimento territorial, ampliando e consolidando a cadeia produtiva de grãos e de proteína animal na região Centro-Noroeste de Minas Gerais. Por fim, no estande da Embrapa, foi divulgado o projeto recém-inaugurado com a Precon/Ever Seed para o desenvolvimento conjunto de processos agroindustriais de armazenagem de grãos em silos de concreto.

A 15ª Semana de Integração Tecnológica continua até a próxima quinta-feira, dia 18, na Embrapa Milho e Sorgo. Na sexta-feira, dia 19, a programação será fechada para receber estudantes dentro do Programa Embrapa & Escola. Consulte a programação em www.sitintegracao.com.br e acompanhe a cobertura completa do evento no Portal da Embrapa Milho e Sorgo (www.embrapa.br/milho-e-sorgo) e nas nossas redes sociais.

 

Instagram: www.instagram.com/embrapamilhoesorgo

Twitter: https://twitter.com/milhoesorgo

LinkedIn: www.linkedin.com/company/embrapa-milho-e-sorgo/

Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Sandra Brito (MTb 06230 MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

50-anossit-15-anosembrapa-50-anos