19/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Gestão ambiental e territorial  Agricultura de Baixo Carbono

Calculadora estima emissões de poluentes de produções agrícolas em condições tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lilian Alves/Embrapa.

Lilian Alves/Embrapa. -
  • Ferramenta é usada para construção de inventários de produtos agrícolas para estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e estima emissões de poluentes em produções agrícolas em condições tropicais;
  • Estima emissões para os compartimentos ambientais, por meio de diferentes protocolos, e gera inventários de processos agrícolas completos;
  • Oferece um conjunto de planilhas eletrônicas (Excel), que organiza e processa dados para a construção de inventários de processos agrícolas para estudos de ACV;
  • A ICVCalc-Embrapa está preparada para trabalhar com culturas anuais e perenes com fluxos de entrada anualizados;
  • Apoio à pesquisa de avaliação de impactos de produtos agrícolas, configurada para ambiente de agricultura tropical;
  • Pode oferecer subsídios a políticas públicas nacionais e internacionais.
 

Após três anos de desenvolvimento, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (SP) e colaboradores lançam a ICVCalc-Embrapa, calculadora específica para a construção de inventários de produtos agrícolas. A tecnologia utiliza modelos mais adequados à agricultura brasileira, uma vez que a maior parte das ferramentas similares disponíveis atualmente foram projetadas para as condições de clima temperado. Inventários são compilados de entradas e saídas de material e energia de um processo agrícola, necessários para a avaliação de impactos ambientais de produtos em estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Desenvolvida pela equipe temática de ACV da Embrapa Meio Ambiente, liderada pela pesquisadora Marília Folegatti, a ICVCalc-Embrapa corresponde a um conjunto de planilhas eletrônicas em Plataforma Excel, que organiza e processa dados para a construção de inventários de processos agrícolas, para estudos de ACV. Reúne os principais protocolos atualmente disponíveis para a construção de Inventários de Ciclo de Vida (ICV) agrícolas, sendo a mais atual e completa ferramenta hoje disponível para a contabilidade ambiental e análise de sustentabilidade de atividades agrícolas.

Segundo a pesquisadora Marília Folegatti, “essa ferramenta reúne fluxos de material e energia aportados ao processo agrícola e estima emissões de potenciais poluentes para os compartimentos ambientais (ar, água, solo e seus subcompartimentos), por modelos ambientais contidos em cinco protocolos metodológicos internacionais: Nemecek (Nemecek & Schnetzer 2012; WFLDB (World Food LCA Database. Nemecek et al. 2015); Agri-Footprint (Van Paasen et al. 2019); Agribalyse (Kouch & Salou 2014); IPCC 2019 (IPCC 2019)”, explica.

Inclui também um novo protocolo desenvolvido pela equipe da Embrapa Meio Ambiente, adequado às condições da agricultura brasileira, denominado, Embrapa-Calc. A ICVCalc-Embrapa pode ser baixada pelo link: https://www.cnpma.embrapa.br/download/icvcalc/

É possível encontrar material descritivo sobre a calculadora  por meio da Circular Técnica 32 - ICVCalc: ferramenta para construção de inventários agrícolas para estudos de Avaliação de Ciclo de Vida, para melhor compreensão da ferramenta também na Infoteca-e (Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa).

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

A ACV é uma metodologia sistêmica e interativa aplicada como técnica para quantificar potenciais impactos ambientais de produtos e serviços. Considera todas as entradas e saídas ao longo do ciclo de vida do sistema estudado. É estruturada a partir de quatro fases principais: definição de objetivo e escopo; análise do inventário do ciclo de vida (ICV); avaliação de impactos do ciclo de vida (AICV) e interpretação.

Na elaboração do ICV ocorre a compilação e quantificação das entradas e saídas do sistema estudado. Essa fase envolve, portanto, o levantamento dos dados de entrada, como recursos naturais, insumos agrícolas e combustíveis, e o cálculo das emissões e resíduos sólidos. Procedimentos de cálculo para ajustes à unidade funcional e alocação de cargas ambientais entre produto e coprodutos também fazem parte dessa etapa. Esses inventários podem ser construídos com base em dados primários, como os medidos em campo, ou secundários, obtidos nas literaturas técnica e científica.

Marília salienta que “a elaboração de inventários para estudos de ACV é extremamente onerosa. Para processos agrícolas a construção é ainda mais complexa, uma vez que não é possível controlar todos os fluxos de material e energia, porque ocorrem em ambiente aberto, e onde a fronteira entre o ambiente natural e o ambiente de produção é, por vezes, difusa”, diz ela.

A ferramenta ICVCalc-Embrapa é composta por um conjunto de planilhas em Plataforma Excel, que registram metadados e dados de entrada de um inventário de processo agrícola, estimam emissões para os compartimentos ambientais por meio de diferentes protocolos, e geram inventários de processo completos. “A ferramenta está preparada para trabalhar com culturas anuais e perenes, com fluxos de entrada anualizados. O usuário pode partir de dados brutos, ou iniciar o preenchimento com os dados já organizados por unidade funcional (por exemplo, referenciados a um hectare ou um quilograma de produto). O inventário consolidado de entradas e saídas de um processo agrícola é o produto final da ICVCalc”, explica a pesquisadora.

Considerando que, no Brasil, grande parte das culturas agrícolas é produzida em sistemas mais complexos, a equipe de ACV da Embrapa Meio Ambiente propôs uma estratégia para a alocação de cargas ambientais que combina a área e o tempo de ocupação de cada cultura em um ciclo completo de produção, atribuindo assim um fator de alocação para cada produto do sistema, explicam Nilza Patrícia Ramos e Vinícius Gonçalves Maciel, pesquisadores que se dedicaram ao desenvolvimento dessa abordagem.

Eles enfatizam que “esta é uma situação típica do Brasil, que não é comum em outros países. Neste sentido, a ferramenta possibilita a ‘customização’ dessa distribuição a partir das escolhas realizadas, e assim permite aos usuários uma autonomia sobre as premissas que pretendem adotar”.

Além disso, a ferramenta dispõe de banco de dados de clima e solo específicos para o Brasil, no nível de país, de unidade federativa ou de mesorregião agrícola. “O usuário pode optar pelo recorte geográfico mais adequado ao seu escopo de estudo”, explica Danilo F. Trovo Garofalo, pesquisador responsável pela organização dos dados geográficos.

Para todos os protocolos, os resultados das emissões são apresentados por hectare e por quilo de produto. Segundo Anna Letícia Pighinelli e Fernando Henrique Cardoso, responsáveis pela modelagem em Excel, um importante diferencial da calculadora é permitir ao usuário, com um mesmo esforço de levantamento de dados, construir um inventário de processo agrícola considerando vários dos principais protocolos para cálculo de emissões hoje disponíveis e comparar resultados.

Marília Folegatti anuncia que, com as contribuições de José Paulo Savioli e Cláudia Crecci, a ICVCalc-Embrapa em breve terá a sua versão web.

A equipe de ACV da Embrapa Meio Ambiente é multidisciplinar e aportou conhecimentos de várias áreas no desenvolvimento da ICVCalc: Marília Folegatti, Anna Letícia Pighinelli, Fernando Henrique Cardoso e Vinícius Maciel são especialistas na técnica de ACV, propriamente; Renan Milagres Novaes e Danilo Trovo Garofalo aportam à equipe a “expertise” em Mudança de Uso da Terra; Nilza Patrícia Ramos e Marcelo Morandi são agrônomos e trazem à equipe seus conhecimentos sobre fitotecnia, fitopatologia e sistemas de produção agrícola.

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2748 e (19) 99764.7175

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3311.2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciclo-de-vidaacvavaliacao-do-ciclo-de-vidaodsods12ods13ods7ods6ods-2ods15