06/06/23 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Mudanças climáticas  Produção vegetal  Zoneamentos

Pesquisa estuda as tendências de chuvas em Mato Grosso nos últimos 34 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriel Faria

Gabriel Faria - As chuvas em Mato Grosso só têm início de forma consistente a partir de outubro, mês de abertura da janela de semeadura da soja no estado

As chuvas em Mato Grosso só têm início de forma consistente a partir de outubro, mês de abertura da janela de semeadura da soja no estado

  • Índice de Anomalia de Chuvas mostra que os últimos 17 anos foram mais chuvosos do que os 17 anos anteriores em Mato Grosso.
  • Dados de setembro na série histórica mostram mais meses secos do que chuvosos.
  • Ocorrência de anomalias ao longo dos anos reforçam a importância de produtores seguirem as recomendações de plantio do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).
  • Trabalho levou em conta somente dados de precipitação e não avaliou fenômenos meteorológicos e mudanças de cenários que possam ser as causas de anomalias.

 

Alguns dos pioneiros na colonização da região médio-norte de Mato Grosso costumam dizer que antigamente chovia mais cedo e com maior intensidade. Um estudo feito pela Embrapa avaliou dados pluviométricos das últimas 34 safras em busca de evidências de uma possível alteração de tendência no regime de chuvas no estado. O resultado mostra que ocorreram anomalias de chuva no período e que os últimos 17 anos foram mais chuvosos do que os 17 anos anteriores.

O trabalho, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (MT) Jorge Lulu, analisou dados coletados em dez estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizadas em diferentes regiões do estado, no período entre 1988 até 2022. As informações foram trabalhadas mês a mês de forma a se calcular o Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Este índice varia em uma escala numérica, cujo número zero representa um período dentro da escala normal meteorológica. Valores positivos representam períodos mais chuvosos que a normal, com número maior ou igual a quatro, representando períodos extremamente chuvosos. Já números negativos indicam períodos mais secos do que o esperado, e valor igual ou menor que -4 representa um período extremamente seco.

Um primeiro resultado obtido foi a confirmação da característica já apontada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) de que, apesar de ocorrerem precipitações em setembro, as chuvas só têm início de forma consistente a partir de outubro, sendo este o mês de abertura da janela de semeadura da soja no estado. Dos 34 anos agrícolas analisados, por 19 vezes os meses de setembro foram mais secos do que a média esperada, com IAC negativo, e em 15 foram mais chuvosos, com IAC positivo. Somente em quatro ocasiões o mês de setembro foi considerado muito chuvoso e, em duas, extremamente chuvoso, enquanto em oito anos foi considerado muito seco e em um ano extremamente seco.

“Esse resultado mostra que o Zarc é um bom orientador para os produtores, pois ao iniciar a janela de plantio em outubro, reduz-se os riscos de perdas por falta de chuva, que são esparsas e em menor volume no mês de setembro no estado”, explica Jorge Lulu.

Para verificar se há tendência de redução da quantidade de chuva em todo o ano agrícola, os pesquisadores calcularam médias anuais dos Índices de Anomalia de Chuvas. O resultado mostrou que dos 34 anos avaliados, houve 16 anos com IAC médio positivo e 18 anos com IAC médio negativo em Mato Grosso, ou seja, foram mais anos secos do que chuvosos.

Porém, ao dividir a série histórica em duas metades, sendo uma de 1988 a 2004 e outra de 2005 a 2021, verifica-se que a segunda metade teve mais anos chuvosos do que a primeira.

O resultado reflete um comportamento verificado em todos os meses de outubro a abril, nos quais os últimos 17 anos foram mais chuvosos do que os 17 anos anteriores. Já para os meses mais secos, de maio a setembro, o IAC manteve o padrão em todos os 34 anos.

O pesquisador explica que para uma análise climatológica são necessários ao, menos 30 anos, para se identificar tendências de alterações. Ao contemplar um intervalo de 34 anos, esse trabalho não indica que as chuvas em Mato Grosso estão atrasando ou mesmo se consolidando mais cedo. A confirmação da ocorrência de anomalias, por sua vez, reforça a necessidade de se seguir as recomendações de janela de plantio preconizadas pelo Zarc.

“É uma forma de o produtor ver não só as datas de chuvas, mas também observar como os desvios em relação à média podem ocorrer ao longo do tempo. Com isso, o produtor pode ficar mais alerta pois as anomalias acontecem e, por isso, é importante ele estar atento às janelas do zoneamento para reduzir os riscos”, alerta Jorge Lulu.

Como essa pesquisa analisou somente os dados de precipitação que ocorreram, sem fazer uma análise de fenômenos climatológicos e de mudanças na paisagem, não está no escopo do trabalho entender o porquê da ocorrência das anomalias em cada ano. Ainda assim, ele traz avanços para o conhecimento, ao confirmar que o Índice de Anomalia de Chuvas é um bom indicador de análise e que seus resultados são compatíveis com os mapas de anomalias de precipitação que são gerados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

De acordo com o pesquisador, o trabalho pode ter desdobramentos futuros com incremento de informações sobre o déficit hídrico na série histórica. Para isso, devem ser levadas em consideração não só a precipitação, mas também as temperaturas diárias.

Boletins agrometeorológicos periódicos

A Embrapa Agrossilvipastoril publica todos os anos três boletins agrometeorológicos nos quais analisa o comportamento da chuva e do balanço hídrico no solo nas diferentes regiões de Mato Grosso. A primeira edição é lançada em novembro, retratando o início da safra. A segunda, lançada em março, mostra o período de colheita da soja e semeadura da segunda safra no estado. A terceira edição é lançada em junho e retrata a ocorrência das chuvas durante a segunda safra.

Esses boletins são usados tanto pelo setor produtivo quanto pelo setores financeiro e de seguro agrícola, sendo um documento de referência para entendimento das anomalias ocorridas regionalmente a cada ano agrícola.

 

Gabriel Faria (MTb 15.624/MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Telefone: (66) 3211-4227

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/