27/06/23 |

Fim da pandemia: Embrapa recebe de volta ultrafreezers emprestados à Secretaria de Saúde de Fortaleza

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o fim da emergência sanitária provocada pelo covid-19, a Embrapa Agroindústria Tropical recebeu de volta os dois ultrafreezers que havia emprestado à prefeitura de Fortaleza. Os dois equipamentos com capacidade de conservação a uma temperatura de 80 graus negativos ficaram por dois anos na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Fortaleza. Os equipamentos fazem parte do parque de laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical e voltam a ser utilizados nas pesquisas agropecuárias.  
O empréstimo foi utilizado para conservação das vacinas da Pfizer. O imunizante de RNA é conservado por até seis meses a 80 graus negativos, por 14 dias a 25 graus negativos e por até 5 dias com temperaturas de 2 a 8 graus. Os dois equipamentos comportavam até 200 mil doses. Na ocasião do empréstimo, a então coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Nivia Tavares Pessoa de Souza, informou que o município de Fortaleza dispunha de duas câmaras frias, mas não dispunha de ultrafreezer, equipamento produzido sob demanda. 
A Embrapa conseguiu desburocratizar o processo de empréstimo para que os equipamentos fossem entregues e instalados rapidamente. A empresa ajustou seu cronograma de atividades para atender o município e poder colaborar com a vacinação da população. Todas as unidades da empresa atuaram em diversas frentes na colaboração para o controle da pandemia de Covid 19.

Verônica Freire (MTb 01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391.7116

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

covid-19