19/07/23 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Vídeos resgatam eventos e tecnologias da Embrapa Cerrados na AgroBrasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Bastos

Fabiano Bastos - Vitrine de tecnologias da Embrapa na AgroBrasília 2023

Vitrine de tecnologias da Embrapa na AgroBrasília 2023

Quem não participou dos lançamentos e Dias de Campo realizados pela Embrapa Cerrados e parceiros durante a AgroBrasília 2023, feira de tecnologias agropecuárias realizada em maio no Parque de Exposições Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal, agora pode ter acesso aos conteúdos técnicos desses eventos em vídeo. 

A Unidade disponibilizou no canal da Embrapa no YouTube os lançamentos Web da tecnologia cobertura plástica do solo no cultivo da mandioca de mesa no Cerrado, das cinco primeiras cultivares de pitaya registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária, da cultivar de soja BRS 7180IPRO e da publicação “Pitaya: 200 formas de utilização em receitas doces e salgadas”, além do Dia de Campo Web sobre sistema agrossilvipastoril orgânico.

Além disso, pesquisadores da Embrapa Cerrados apresentam diversas tecnologias nas unidades demonstrativas implantadas na AgroBrasília em vídeos de 360 graus. Acesse a série Unidade Demostrativa 360º: https://www.embrapa.br/cerrados/multimidia/videos/unidade-demonstrativa-360.

Cultivares de pitaya e livro de receitas

A Embrapa Cerrados lançou as cultivares de pitaya BRS Lua do Cerrado; BRS Luz do Cerrado; BRS Granada do Cerrado; BRS Minipitaya do Cerrado e BRS Âmbar do Cerrado. Os materiais chegam ao mercado após 25 anos de pesquisa e se destacam pela alta produtividade, qualidade física e química dos frutos, longevidade das plantas, vigor e resistência a doenças e autocompatibilidade, ou seja, dispensam a polinização manual. 

O lançamento Web pode ser conferido em: https://youtu.be/Z5yBZKLemeU

 

 

Já o livro Pitaya: 200 formas de utilização em receitas doces e salgadas mostra que, além do consumo in natura, é possível fazer o aproveitamento total da pitaya, do caule (cladódios) aos frutos (polpa, casca e sementes). A publicação, que pode ser baixada gratuitamente, apresenta receitas práticas, fáceis e rápidas de doces, pratos salgados, sucos, bebidas, saladas, além de uma seção especial com opções veganas. As cinco cultivares lançadas pela Embrapa Cerrados são utilizadas nas receitas.

Assista ao lançamento web da publicação em: https://youtu.be/kbcPph_vh2s

 

 

Cobertura plástica do solo para mandioca de mesa

A tecnologia busca facilitar o manejo do cultivo da mandioca de mesa no Cerrado e permite o aumento da lucratividade da atividade. O uso da cobertura plástica do solo no cultivo de mandioca de mesa no Cerrado aumenta a produtividade das raízes, com manutenção da umidade e controle da erosão, promovendo a melhoria da qualidade biológica do solo, além da diminuição do ciclo da cultura e da mão de obra no controle do mato. Com a tecnologia, é possível um aumento de pelo menos 13% na produtividade das raízes, e quando ela é utilizada juntamente com a irrigação, a produtividade é ampliada em quase 90%.

Confira o lançamento web em: https://youtu.be/OZZUbqn2xvM

 

 

Cultivar de soja BRS 7180IPRO

A cultivar apresenta grande diferencial para a região do Cerrado devido à resistência aos nematoides das galhas Meloidogyne incognita e M. javanica, principais limitantes de produtividade da soja nos solos brasileiros. Com alto potencial produtivo (superior a 70 sacas em áreas de alta fertilidade) e ciclo de 120 dias, a BRS 7180 IPRO possibilita o plantio da segunda safra com milho ou de outra cultura, seguido de produção de pasto para alimentação animal, podendo ser utilizada como componente dos sistemas integrados, como Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Assista ao lançamento web em: https://youtu.be/BLYuKYJt0Fg

 

 

Sistema Agrossilvipastoril Orgânico

Para mostrar as possibilidades de adoção do sistema agrossilvipastoril orgânico, a Embrapa Cerrados e a Emater-DF realizaram um Dia de Campo na Unidade de Pesquisa Participativa em Produção Orgânica (UPPO) implantada no parque de exposições onde é realizada a AgroBrasília. A UPPO tem uma área de 1,1 ha com árvores, cultivos agrícolas e um sistema de recria de novilhas leiteiras. Além de apresentar os resultados econômicos dessa área, o Dia de Campo também conta com palestras sobre o uso de remineralizadores e bioinsumos e as oportunidades de vendas dos produtos a programas governamentais.

Acesse o Dia de Campo Web em: https://youtu.be/R73rboxadik

 

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/