21/07/23 |   Melhoramento genético

Embrapa apoia formação de Banco Ativo de Germoplasma de abacaxi no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Participantes do “Workshop de Formação e capacitação de profissionais das Ciências Agrárias”, como atividade do projeto “Conservação das Variedades Locais de Abacaxi Comestíveis Cultivadas no Amazonas”

Participantes do “Workshop de Formação e capacitação de profissionais das Ciências Agrárias”, como atividade do projeto “Conservação das Variedades Locais de Abacaxi Comestíveis Cultivadas no Amazonas”

Com a finalidade de promover a integração e troca de conhecimentos entre pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), técnicos do  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) e bolsistas, foi realizado dias 18 e 19/7, o “Workshop de Formação e capacitação de profissionais das Ciências Agrárias”, como atividade do projeto “Conservação das Variedades Locais de Abacaxi Comestíveis Cultivadas no Amazonas”, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

No primeiro dia, o evento ocorreu na Embrapa, com a apresentação do projeto "Conservação das variedades locais de abacaxi cultivadas no Estado do Amazonas", pelo professor Henrique Pereira. Houve a palestra sobre as atividades com a cultura do abacaxi na Embrapa Amazônia Ocidental, pelo pesquisador Marcos Garcia e  apresentação da pesquisadora Fernanda Vidigal Duarte Souza, curadora do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Abacaxi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, situada em Cruz das Almas, Bahia. O evento serviu para promover a troca de informações entre os participantes abordando as perspectivas das pesquisas com abacaxi no Amazonas.

No segundo dia do Workshop, houve visita guiada à Fazenda Experimental da Ufam, onde o professor Daniel Oscar Pereira apresentou as instalações, equipes e equipamentos de pesquisa disponíveis.

Os membros do projeto visitaram o local do BAG, onde foram recebidos pelo engenheiro agrônomo Miquel Donegá e assistiram à palestra de Fernanda Vidigal sobre técnicas de coleta, conservação e uso de germoplasma vegetal na agricultura, capacitação de agricultores e técnicos. Ao final, aconteceu a roda de conversa "A importância da conservação do germoplasma de abacaxi para a produção sustentável", moderada pelo professor Henrique Pereira.

O ponto principal da discussão foi criação do primeiro banco de germoplasma e abacaxi do Amazonas. O estado é o principal centro de diversidade genética do abacaxi comestível do mundo e, para diminuir os riscos de se perder essa variabilidade da planta, está sendo instalado uma coleção viva dessa planta na Fazenda Experimental da Ufam e na forma in vitro, no laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa em Manaus.

A atividade faz parte do projeto “Conservação das Variedades Locais de Abacaxi Comestíveis Cultivadas no Amazonas”, liderado pelo professor Henrique Pereira, da Ufam, com parceria da Embrapa e Idam.  “A ideia é chamar a atenção ao fato de ser o Amazonas o centro de diversidade dessa planta para o mundo”, comenta. Segundo ele, o BAG já tem plantas provenientes de 32 municípios do Amazonas, totalizando 54 (acessos) tipos de plantas diferentes. Para a formação do lugar, a Ufam conta com o apoio além da Embrapa e do Idam, também de agricultores de vários municípios amazonenses.

 

Maria José Tupinambá Lira (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

workshopabacaxiufam