07/08/23 |

O 17° Simpósio de Controle Biológico bate recorde de público e mostra importância atual do tema no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Sincobiol

Arquivo Sincobiol - Abertura do evento

Abertura do evento

O 17° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e 2° Latino-Americano de Controle Biológico (Slacb), que aconteceu de 23 e 27 de julho no Complexo de Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA, ampliou as discussões sobre o tema, reunindo público recorde entre todas as edições do evento, de mais de mil inscritos, entre estudantes, pesquisadores, setor produtivo, consultores e empresas da área. Esta é a segunda vez que o evento é realizado no Nordeste e a primeira vez no Semiárido, um reflexo de como o controle biológico se tornou uma realidade em todas as regiões do país.

De acordo com Ângelo Pallini, presidente da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), o evento foi o maior dentre todas as edições do Siconbiol. “É um evento grandioso, é belo, é bonito ver todo esse pessoal aqui voltado a uma lógica que até pouco tempo não se tinha tanta evidência, que é a do controle biológico".

Para o pesquisador Tiago Costa Lima, da Embrapa Semiárido e presidente da comissão organizadora, o evento superou todas as expectativas, com destaque para a ampla participação da iniciativa privada, a maior desde a primeira edição do evento, em 1988. “Foram 25 empresas que expuseram seus produtos e serviços e participaram das discussões sobre os avanços e desafios da área. Formou-se uma verdadeira Feira do Controle Biológico, como nunca se viu no evento”, afirma.

Uma dessas empresas foi a Toyobo Produtos Biológicos no Brasil, cujo representante Guilherme Micai, gerente de P&D, ressaltou a importância de expor no Siconbiol. “Somos uma empresa de produção de ativos biológicos para a agricultura, com produtos comerciais principalmente para o controle da cigarrinha do milho. Nosso foco foi apresentar nossos produtos e fazer contato com as outras empresas, o que conseguimos com sucesso”. 

A professora Rita de Cássia Gervásio, da Univasf, vice-presidente da comissão organizadora, destacou a riqueza da programação científica. “Tivemos a participação de 125 palestrantes, com até cinco sessões simultâneas durante os cinco dias do evento, abordando as mais diversas áreas do controle biológico.”

O pesquisador Carlos Gava, da Embrapa Semiárido, destacou a preocupação de construir uma programação também pensando no público de produtores, consultores e demais integrantes do setor produtivo. “Nós buscamos distribuir ao longo da programação palestras e mesas-redondas com temáticas aplicadas que fossem de interesse desse público. Nunca o Siconbiol atraiu tanto público do setor produtivo como nesta edição”.

O pesquisador Tiago Costa Lima também fez o balanço de algumas ações que aconteceram durante o evento, dentre elas os concursos para seleção dos melhores trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, com divisão nas categorias de micro-organismos e macro-organismos.

“Um total de 12 estudantes foram premiados. Por meio de uma parceria com a Koppert Brasil, diversos prêmios foram entregues, incluindo viagens para a Holanda para os pós-graduandos que ficaram na primeira colocação, para visitar a fábrica da empresa”, relata.

O concurso audiovisual também foi um sucesso, reunindo fotos e vídeos relacionados ao tema do controle biológico. O coordenador do concurso foi o pesquisador Élio Guzzo, da Embrapa Tabuleiros Costeiros. “Recebemos 70 fotos e 19 vídeos com excelente qualidade dos participantes do evento. No total tivemos 9.501 votos on-line do público em geral, além de uma avaliação técnica de um júri especializado”. Os vencedores foram anunciados durante a confraternização do Siconbiol.

Startups

Outro concurso realizado foi o Sincobiol Startups, que contou com a participação de dez empresas: BirdView, Dronefly, Endogroup, Integra Soluções Sustentáveis, Microbiota Partamon, Solusolo, Solubio, Ikove Agro, Microcapsules Tech.

A pesquisadora Beatriz Paranhos, da Embrapa Semiárido, coordenadora do concurso, explicou que os participantes realizaram pitchs das soluções propostas, que foram avaliadas por especialistas da área de controle biológico. “As premiações propiciaram a interação com empresas importantes que patrocinaram o evento, viabilizando uma grande rede de conexões”, completa.

A startup vencedora foi BirdView, que apresentou um  projeto sobre sistemas de implementos agrícolas. Em segundo lugar ficou a startup Dronefly e em terceiro a empresa Partamon.

Para Ricardo Machado, representante da startup vencedora, alcançar a primeira colocação foi importante, possibilitando maior aproximação com a Embrapa. “Nós já trabalhamos com a Embrapa Instrumentação e agora queremos criar laços cada vez mais fortes com a Embrapa Semiárido para desenvolver trabalhos importantes, inclusive com a temática do recaatingamento”.

Avaliação do público

O Sincobiol contou com a participação de um público diversos, entre estudantes e pesquisadores de diferentes estados brasileiros e de 17 países, como Chile, México, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Moçambique, Israel e Áustria.

Para o estudante Diego Jorge, do oitavo período do curso de Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Mangabeiras, o evento foi muito relevante. “Tivemos a oportunidade de conversar e presenciar diversas palestras com profissionais da área. Estou voltando para casa agraciado e enriquecido com vários conhecimentos sobre o controle biológico. Essa é uma área que vem ganhando espaço no mundo, principalmente no que diz respeito à agricultura da modernidade”, afirma.

Segundo a entomologista Marieli Vacari, docente da Universidade de Franca e palestrante do evento, o Simpósio foi incrível. “Muita gente participando, muitas empresas presentes, o que facilita muito a parceria entre os pesquisadores e as empresas, encontrei também o pessoal do setor produtivo, consultores de várias culturas de milho, de uva, palestras muito interessantes, então a organização do Siconbiol está de parabéns, foi sem dúvidas a melhor edição já realizada”.

Já o estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba, Khyson Gomes, ressalta as oportunidades geradas no evento, “tanto para que os estudantes possam trabalhar com os conhecimentos adquiridos na instituição, como também a troca de conhecimentos entre empresas e palestrantes de várias regiões do Brasil e de outros países”.

Homenagens

O 17° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e 2° Latino-Americano de Controle Biológico (Slacb) também realizou homenagens a pessoas que contribuíram com a temática do evento. O reconhecimento aconteceu durante a cerimônia de abertura do evento.

O pesquisador Tiago Costa Lima explica que a comissão buscou valorizar quem ajudou a construir o passado das pesquisas com Controle Biológico. “No nosso evento, em particular, temos quatro ex-empregados da Embrapa que tiveram grande atuação. Todos eles contribuíram bastante aqui na região com a entomologia e com o controle biológico. Assim, nada mais justo do que fazer essa homenagem para eles”, afirma Costa Lima.

Os homenageados foram as pesquisadoras Flávia Rabelo Barbosa Moreira e Francisca Nemaura Pedrosa Haji, aposentadas da Embrapa, o professor Gilberto José de Moraes, da Esalq/Usp e ex-pesquisador da Embrapa, o assistente Gedeão Arruda de Souza, aposentado da Embrapa e a bióloga Maria Aparecida Vicente Cano, fundadora da empresa Biocontrol, homenageada In memoriam.

Ainda de acordo com o pesquisador Tiago Costa Lima, a realização desse evento no Vale do São Francisco, além de trazer visibilidade, mostra a grande força da fruticultura na região. “Ter essa possibilidade de realizar o Siconbiol aqui foi fantástico, gerando muita movimentação entre os produtores, interesse deles em conhecer as novas tecnologias e se capacitar mais”, conclui.

O Siconbiol é o maior evento da área na América Latina, promovido a cada dois anos pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Já o Slacb é um evento da International Organisation for Biological Control (IOBC NTRS) e teve a sua primeira edição em 2019, realizada em Chillán, no Chile.

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Patrícia Rodrigues (Colaboradora)
Embrapa Semiárido

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

semiaridocontrole-biologico