13/08/23 |

Técnicos da região Sul recebem treinamento em Boas Práticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Renan Forti

Renan Forti - Curso de Manejo Racional de Bovinos no Paraná, em 2014

Curso de Manejo Racional de Bovinos no Paraná, em 2014

A Embrapa realiza nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Bagé-RS, um curso de capacitação e credenciamento de técnicos para habilitação à implantação do programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) - bovinos de corte em propriedades rurais da região Sul. 

O curso abordará toda a temática atualizada em 2022, com o lançamento de um manual revisado e atualizado do BPA, bem como algumas adequações à lista de verificação, visando contemplar itens importantes para o bom andamento da gestão e melhorias de índices produtivos em um empreendimento rural. 

“O diferencial na capacitação é que técnicos e instrutores, em sua grande maioria pesquisadores da Embrapa e autores do Manual de Boas Práticas Agropecuárias, estarão juntos durante os três dias. Dessa forma será possível alinhar e partilhar o conhecimento relacionado a cada item que compõe o Manual do BPA, assim como ajustar as atividades em relação aos itens presentes na lista de verificação do Programa”, destaca Álvaro da Fonseca Neto, coordenador-regional (Sul) do BPA. Na programação, há instrutores da Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte, Ibama-RS, Senar-RS e LVB Assessoria Contábil.

A partir do treinamento, os técnicos terão a capacidade de coletar evidências dentro da propriedade, e dessa forma, contribuir para a melhoria dos índices produtivos da fazenda, identificando pontos críticos nos aspectos gerenciais, produtivos e legais. O analista da Embrapa explica que essa capacidade de coletar evidências é o que vai abastecer a lista de verificação do BPA e, de acordo com o número de conformidades que os técnicos irão encontrar, será possível classificar a propriedade como ouro, prata ou bronze.

Mariana Aragão, pesquisadora em economia rural na Embrapa, é a coordenadora-geral do BPA e ressalta esse retorno das capacitações, em especial, na região Sul, onde há mais de 200 propriedades BPA. "Esse primeiro curso de atualização e credenciamento em Boas Práticas Agropecuárias para os técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) fortalece a parceria de longa data com a Embrapa Pecuária Sul”. 

BPA – É um conjunto de normas e procedimentos que devem ser observados pelos produtores com a finalidade de tornar as propriedades mais rentáveis e competitivas. Começou em 2005 com o treinamento de técnicos agropecuários do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) em multiplicadores do BPA no Estado.

A partir de 2007, tornou-se nacional envolvendo as principais regiões de pecuária de corte do país e as unidades de pesquisa da Embrapa transformaram-se em polos de difusão. Em 2011, recebeu o reconhecimento oficial do MAPA, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria Interministerial N. 36, que instituiu o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias, estendendo a proposta às cadeias de frango, suíno e gado de leite.

Assessorias (Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Gado de Corte)
Embrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/