01/09/23 |

Presidente e diretor-executivo da Embrapa se reúnem com diferentes setores produtivos durante a 46ª Expointer, em Esteio (RS)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Presidente da Embrapa, chefe-executivo de PI, chefes-gerais e alguns chefes-adjuntos das Unidades da Região Sul se reuniram com o objetivo de fortalecer essa integração.

Presidente da Embrapa, chefe-executivo de PI, chefes-gerais e alguns chefes-adjuntos das Unidades da Região Sul se reuniram com o objetivo de fortalecer essa integração.

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação (DE-PI) da Empresa, Clenio Pillon, estiveram na 46ª edição da Expointer, em Esteio (RS), para uma série de agendas com autoridades da agropecuária, bem como para lançamento de tecnologias e publicações. A presidente participou do evento acompanhando comitiva do ministro de Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. 

Coletiva com ministros

Logo na chegada à Expointer, na quinta-feira (31), a presidente e o diretor-executivo acompanharam coletiva de imprensa com os ministros do Mapa e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, na Casa da Secom da Expointer. Ao ser perguntado sobre os investimentos na Embrapa, Fávaro destacou a presença da presidente Silvia e do presidente do Conselho de Administração (Consad), Carlos Augustin, e afirmou: “A Embrapa é um dos maiores orgulhos dos brasileiros”.
  
Além de enaltecer a primeira mulher presidente ao longo dos 50 anos, o ministro também ressaltou o papel da Embrapa para aumento da área brasileira com agricultura em 140% e da produção em 580%, fazendo com que o País passasse de importador para exportador de alimentos. Neste contexto, comentou sobre o montante de 1 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será destinado à infraestrutura da Empresa até 2026, do incremento de recursos para custeio em 2022 e da previsão de captação de 500 milhões para a pesquisa, reforçando a priorização da Embrapa pelo governo federal.


Outras agendas

Ainda pela manhã do dia 31, a presidente também participou de reunião com entidades do agronegócio, na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs. Na ocasião, o ministro Fávaro apresentou um programa que vai disponibilizar crédito, via cooperativas, a pequenos produtores. Uma das estratégias prevê a viabilização de três safras integrando as culturas da soja, da cevada e do trigo, com associação de técnicas para recuperação do solo desenvolvidas a partir do Programa Operação 365, elaborado com participação da Embrapa Trigo (RS). “A base científica vai ser da Embrapa”, celebrou Silvia.

No mesmo dia, participou do ato de lançamento de tecnologias e assinatura de parcerias da Embrapa e de outras entidades, às 16h30min, com presença do ministro Fávaro e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O dia teve fim com reunião com o superintendente e equipe do Mapa no Estado, José Cleber Dias de Souza, no estande do Mapa, no Pavilhão Internacional.

Na sexta-feira (1º), a presidente também acompanhou o ministro Fávaro na Abertura da 46ª Expointer, em almoço na Casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e na assinatura de convênio entre Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), no estande do Mapa.

“Fiquei maravilhada com a Expointer, com o tamanho da Exposição. E me chamou atenção que o evento dá oportunidade para mostrar tecnologias para o pequeno, médio e grande produtor. Isso mostra o quanto a agropecuária brasileira é diversificada e, também, o papel importante que a Embrapa tem para atender a essa diversidade mostrada aqui!”, afirmou a presidente. Durante a feira, Silvia ainda concedeu entrevistas a programas como SBT Agro e Guaíba Correio Rural, da Rádio Guaíba.


Agendas da Diretoria-Executiva

O diretor-executivo de PI, Clenio Pillon, acompanhou a presidente em algumas atividades, mas também cumpriu agenda específica. Na manhã de quinta (31), participou de seminário sobre bioinsumos, onde destacou a importação, em 2022, de 82% do nitrogênio, fósforo e potássio utilizados na agricultura. 

“Um desafio é empoderar o Brasil na soberania sobre a produção de insumos, aproveitando as potencialidades dos recursos naturais e da nossa biodiversidade”, afirmou. A temática, bem como ações para uma agricultura sustentável, também foram pauta de reunião com a superintendência do Mapa no RS em agenda na sexta-feira, visando alinhar estratégias e agendas no Estado com contribuição das UDs.

Ainda na manhã de quinta, Pillon fez a entrega do relatório de diagnóstico da cadeia produtiva da noz-pecã ao presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Eduardo Basso, juntamente à equipe de pesquisa da Embrapa Clima Temperado (RS). E, ao meio dia, reuniu-se com representantes da cadeia produtiva do pêssego da região de Pelotas (RS) para debater a participação da Embrapa em evento internacional sobre a indústria de frutas de caroço, o 15º Cancon, a ser realizado em outubro; e para abordar exigências sobre rotulagem e condições de trabalho no setor.

E, antes de participar da solenidade de lançamentos da Embrapa, articulou a continuidade do Programa Leite Seguro junto ao Mapa e esteve reunido com os chefes-gerais das Unidades da Região Sul, bem como alguns chefes-adjuntos, para discutir a construção de um novo modelo de plataformas colaborativas regionais e territoriais. 

O objetivo é fortalecer a integração entre as Unidades, em base territorial ou regional, para a superação de desafios regionais de elevado impacto. Essa estratégia será também discutida em todas as regiões com as respectivas Chefias.
  
Por fim, na sexta-feira, reuniu-se com representantes da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul para discutir uma agenda mais robusta de pesquisa na Embrapa, em conjunto com a Chefia Geral da Embrapa Suínos e Aves (SC). A intenção é ajudar o setor com estratégias mais competitivas, principalmente no que diz respeito à diversificação da proteína utilizada nas rações e à redução dos custos de produção.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

expointer