04/09/23 |   Gestão ambiental e territorial  Melhoramento Preventivo

Embrapa Roraima capacita profissionais para combater incêndios florestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jeana Macieira

Jeana Macieira -

A Embrapa Roraima realizou, no dia 23 de agosto, o curso de “Atualização em monitoramento de incêndios florestais”, no auditório do QG do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. O curso contou com a participação de cerca de 50 profissionais que atuam na linha de frente de combate a queimadas e incêndios florestais no Estado.

O curso foi coordenado pelo pesquisador Haron Xaud, da Embrapa Roraima, e contou com o apoio e cooperação de palestrantes convidados de instituições parceiras; Corpo de Bombeiro Militar de Roraima- CBMRR, Defesa Civil, Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia – INPA, PREVFOGO, PRONAT/UFRR e Univ. Oxford e Lancaster, as instituições se uniram com objetivo de promover conhecimento e divulgar  tecnologias já disponíveis em prevenção, monitoramento e controle de incêndios florestais, visando reduzir perdas na produção agropecuária, na biodiversidade e outros impactos às populações na Amazônia (Roraima).

Durante o curso foram abordadas as seguintes palestras:

Degradação da Paisagem por Fogo na Amazônia (Dra. Érika Berenguer – Univ. de Oxford e de Lancaster / Dr. Haron Xaud – Embrapa Roraima),

Sistemas Disponíveis de Monitoramento de Fogo Ativo e Áreas Queimadas no Brasil (Dr. Haron Xaud - Embrapa Roraima);

Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento de Áreas florestais Queimadas em Roraima (MSc. Arthur Citó – INPA-RR);

Monitoramento e Ações de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais em Roraima (StBM Richard Lopes – CBMRR/Def.Civil);

MIF: Manejo Integrado do Fogo (MSc. Parimé Lima – IBAMA/PREVFOGO - RR);

Prognósticos de Situação para 2023/2024: perspectivas de enfrentamento (Dr. Haron Xaud – Embrapa Roraima / Representantes do CBMRR/Def. Civil / StBM Richard Lopes).

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Gewrly, reforçou a importância da capacitação para os profissionais que atuam na linha de frente ao combate a incêndios e queimadas em Roraima. Segundo ele, o curso é fundamental para que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da temporada de queimadas, que deve ser intensa em 2023, devido ao El Niño.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

embraparoraimaprevencaodeincediosincendiosflorestais