06/09/23 |   Pesca e aquicultura  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Evento vai discutir tendências e oportunidades para a oferta de soluções digitais em aquicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa realiza no dia 27 de setembro, em Campinas (SP), o primeiro Fórum de Aquicultura 4.0, que vai reunir produtores, associações, indústrias, startups e instituições de pesquisa para debater tendências e oportunidades para a inovação e a oferta de soluções digitais para o setor. O evento é organizado pela Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Pesca e Aquicultura e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e do Sebrae Nacional. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado.

>> Inscreva-se aqui

A aquicultura é caracterizada pelo cultivo de organismos aquáticos, como crustáceos, peixes, moluscos e algas, podendo ser tanto em água doce como salgada. O setor vem crescendo nacionalmente ao longo dos últimos anos com o aumento da oferta e do consumo. De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a estimativa é que o Brasil alcance um aumento de 104% na produção da pesca e aquicultura até 2025.

“O país reúne fatores que favorecem o crescimento da produção, como seu potencial hídrico, a diversidade de espécies e o clima. Dentro desse cenário positivo, é cada vez maior a demanda do setor por novas tecnologias”, afirma Anderson Alves, supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital.

 

Transformação digital

Para Danielle de Bem Luiz, chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, é necessário criar valor e tecnologias amigáveis para o aquicultor. “É preciso que ele perceba que as tecnologias podem ajudar no aumento da produtividade, na qualidade e na rastreabilidade dos produtos, além de reduzir os custos e os impactos ambientais”, destaca. Ela lembra, porém, que há um desafio em se democratizar o acesso à tecnologia. “Há problemas desde a falta de infraestrutura para a conectividade, carência de capacitação, de financiamento, de incentivos, de comunicação e de regulamentação para adoção”, enumera a chefe-geral.

Por fim, Danielle de Bem ressalta que os recursos tecnológicos precisam considerar a diversidade da aquicultura nacional em distintos contextos, como espécies, sistemas de produção, ambiente e condições hidroclimáticas. Há demandas de tecnologia para o monitoramento constante da qualidade da água e dos organismos no sistema de produção; detecção e prevenção de doenças, além de necessidade de integração com outros elos da cadeia produtiva. 

Líder de um projeto voltado para a piscicultura, a pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital Luciana Alvim Romani explica que as soluções digitais têm grande potencial para apoiar a gestão da produção, ajudando a reduzir custos e impactos ao meio ambiente, e a aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. “A combinação de softwares com dados coletados por sensores, que podem ser sobre a qualidade da água, condições climáticas e outros fatores de produção, permite uma automatização de processos e o acesso rápido, pelo produtor, a informações importantes para a tomada de decisão”, exemplifica.

 

Sobre o evento

Para fomentar as discussões, a programação do Fórum de Aquicultura 4.0 contará com uma palestra de abertura sobre inovação e mercado, com o pesquisador do Instituto de Pesca Fábio Sussel. Em seguida, serão dois painéis. O primeiro vai abordar tendências e oportunidades para o setor, com a presença do presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, da secretária de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Teresa Nelma, e de representantes da Embrapa. O segundo painel terá como foco as soluções digitais oferecidas por empresas e startups, com a participação da Coordenadora de Agronegócio do Sebrae, Newman Costa, e de representantes da ADM Nutrição, Teletanque, Altamar Sistemas Aquáticos.


Programação

8h - Recepção e abertura
8h40 - Palestra “Aquicultura 4.0: inovação e mercado”, com Fábio Sussel (Pesquisador, Instituto de Pesca de São Paulo).
9h20 - Painel Tendências e Oportunidades, com Francisco Medeiros (Presidente da PeixeBR), Teresa Nelma (Secretaria de Aquicultura do MPA), Danielle de Bem Luiz (Chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura) e Stanley Oliveira (Chefe Geral da Embrapa Agricultura Digital).
Moderação: Anderson L. Alves (Embrapa Agricultura Digital).
10h30 - Intervalo
11h - Painel de Mercado: Soluções Digitais em Aquicultura, com Ana Pires (CEO da Teletanque), Eduardo C. Urbinate (Gerente de Produtos - Aquicultura / ADM Nutrição) e Marcelo Shei (CEO Altamar Sistemas Aquáticos).
Moderação: Newman Costa (Coordenadora de Agronegócio SEBRAE Nacional)  
12h – Encerramento

Fórum de Aquicultura 4.0

Data: 27 de setembro de 2023
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da Embrapa Agricultura Digital – Av. André Tosello, 209, Campinas (SP)

Inscrições aqui

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Elisângela Santos (19.500 - RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoaquiculturaagricultura-digital