11/09/23 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Uva e Vinho na Wine South America 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 12 a 14 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho marca presença em diferentes atividades na quarta edição da feira profissional de vinhos, a Wine South America, no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).

A equipe da Embrapa estará presente no estande coletivo para a promoção do suco de uva brasileiro, coordenado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). Os visitantes poderão degustar e conhecer os sucos varietais elaborados com as  cultivares BRS Cora, BRS Violeta, BRS Carmem, BRS Magna e Isabel Precoce, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil.

As cultivares de uva desenvolvidas para a elaboração de vinho também terão destaque no início da tarde do dia 13 de setembro, durante a Masterclass “Vinhos de BRS Bibiana, BRS Lorena e BRS Margot: a tecnologia brasileira na taça”, que será conduzida pelo pesquisador Giuliano Elias Pereira. Além de apresentar os diferenciais e os potenciais de cada uma das cultivares, os participantes poderão degustar dez diferentes vinhos, entre comerciais e experimentais, que irão dar uma dimensão da versatilidade das cultivares desenvolvidas pela Embrapa. As inscrições para as masterclasses são gratuitas para os participantes da feira, porém, limitadas devido ao espaço das salas e podem ser realizadas aqui.

Nesta edição, a Embrapa também acompanha o lançamento pela Adega Chesini (Farroupilha - RS) do Lorena Ativa, um vinho branco com maior quantidade de compostos benéficos à saúde, como polifenóis e resveratrol, que é resultado de uma técnica desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho. O vinho combina três tecnologias da empresa de pesquisa: a uva branca aromática BRS Lorena, a utilização da levedura autóctone Saccharomyces cerevisiae 1vvt97 e um protocolo inovador de vinificação. O pacote tecnológico repassado à Adega Chesini está à disposição de outras vinícolas ou produtores interessados para exploração comercial, no Setor de Prospecção de Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Uva e Vinho.

Para saber mais sobre a Embrapa Uva e Vinho, clique aqui.

Para saber mais sobre o Programa de Melhoramento Genético 'Uvas do Brasil', clique aqui.

 

Serviço:

O quê:  Wine South America

Quando: de 12 a14 de setembro

Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481 - Bento Gonçalves/RS

Ingressos e informações adicionais: www.winesa.com.br


Masterclass: Vinhos de BRS Bibiana, BRS Lorena e BRS Margot: a tecnologia brasileira na taça.

Apresentador: Pesquisador Giuliano Elias Pereira (Embrapa Uva e Vinho)

Quando: 13 de setembro de 2023 – 13h às 14h

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455- 8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens