26/09/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde  ILPF  Agricultura de Baixo Carbono

Pesquisador brasileiro palestra na Conferência da FAO em Roma com foco em pecuária de baixo carbono

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alexandre Berndt

Alexandre Berndt - Conferência Global discute inovações e caminhos para produzir alimentos de forma eficiente e sustentável

Conferência Global discute inovações e caminhos para produzir alimentos de forma eficiente e sustentável

O pesquisador Alexandre Berndt, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), participa até dia 27 de setembro da Conferência Global sobre Transformação da Pecuária Sustentável da FAO em Roma (Itália).

Na tarde desta terça-feira (26), ele apresenta o tema Sinergias e compensações entre a produção pecuária e o meio ambiente durante a Sessão Plenária sobre “Melhor Ambiente”. Ele é o único brasileiro nesta Plenária. O fórum, que começou na segunda-feira (25), conta com a presença de membros da FAO, produtores, cientistas, agências de desenvolvimento, formuladores de políticas, sociedade, formadores de opinião e setor privado de vários países do mundo. O propósito é dialogar sobre inovações e caminhos para produzir alimentos de forma eficiente e com sustentabilidade.

As principais tecnologias disponíveis para alcançar uma produção pecuária de baixo carbono serão apresentadas por Alexandre Berndt no painel desta tarde. “Vamos abordar um pouco das sinergias e dos antagonismos da intensificação da produção pecuária. Especificamente, vou falar o caso dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com suas vantagens e seus desafios”, contou.

A Embrapa tem estudado esses sistemas para aumentar a eficiência da pecuária brasileira, levar bem-estar aos animais, diversificar a renda dos produtores rurais, reduzir Gases de Efeito Estufa (GEE), melhorar a qualidade do solo, ampliar a biodiversidade e elevar a produtividade das pastagens e dos animais. A ILPF tem contribuído para a sustentabilidade da produção, preservação ambiental e maior produção de alimentos na mesma área. É uma estratégia para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Dessa forma, a empresa apoia as políticas públicas do setor, como o Plano ABC+ 2020-2030, e favorece o cumprimento da meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13) para redução das emissões.

Mais informações sobre o evento, clique aqui.

 

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfmudancas-climaticasfaoreducao-de-geegeepecuariasustentabilidadeeventoodsbaixo-carbonoods-13conferencia-global