29/09/23 |   ILPF

Embrapa levará ILPF em realidade virtual à ExpoRingo 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação Rede ILPF

Divulgação Rede ILPF - Com tecnologias avançadas de realidade virtual aumentada, óculos proporcionam experiência imersiva realista em ILPF

Com tecnologias avançadas de realidade virtual aumentada, óculos proporcionam experiência imersiva realista em ILPF

Quem visitar o estande da Embrapa na ExpoRingo 2023, de 4 a 8 de outubro em Lagarto, no Sul Sergipano, terá a oportunidade de viajar pelo universo dos sistemas de Integração Lavoura – Pecuária Floresta (ILPF) em realidade virtual.

Os visitantes terão experiências virtuais únicas, com as mais avançadas tecnologias de realidade aumentada, que permitem a união do mundo virtual com o real. Por meio de um marcador, ou target, e um dispositivo móvel, é possível gerar uma imagem virtual e interagir com ela no ambiente real.

Uma delas é o Cubo Interativo 3D de ILPF, com o qual é possível visualizar imagens animadas em três dimensões de propriedades com aplicação das tecnologias integradas. Basta escanear o QR Code e girar o cubo apontando para cada imagem nas suas faces para ver, de forma interativa, pastagens, animais, plantas e árvores animadas que saltam aos olhos. As imagens são geradas e visualizadas dento da rede social Instagram, e podem ser postadas em forma de stories pelo usuário.

A mais nova experiência são os Óculos de Realidade Virtual de ILPF. Com tecnologias desenvolvidas pela gigante tech Meta (Facebook), os óculos permitem uma viagem virtual pelas fazendas com ILPF de forma mais imersiva e realista, com o usuário totalmente inserido nos ambientes virtuais e influenciando a interagindo nesse universo com seus próprios movimentos. 

Aplicação para educação e assistência técnica

A iniciativa do uso de tecnologias digitais e realidade virtual de ILPF foi da equipe de comunicação da Embrapa, responsável pela divulgação da tecnologia ILPF. Após primeira experiência com a realidade aumentada abordando cenas isoladas de um sistema produtivo, pensou-se em utilizar a tecnologia para fazer algo mais completo e que representasse todo o sistema ILPF.

A ideia é que as novas ferramentas possam ser usadas em diferentes contextos e por públicos diversos.

“Pensamos em um formato que pode ser útil tanto para a divulgação da tecnologia em feiras e exposições, quanto em salas de aula, palestras e até mesmo no contato de assistência técnica com o produtor rural”, explica o jornalista da Embrapa Agrossilvipastoril Gabriel Faria, um dos idealizadores da iniciativa.

Associação Rede ILPF é formada e co-financiada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta, Timac Agro e pela Embrapa. Foi iniciada em 2012 e tem o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Por meio das ações financiadas pela Rede são mantidas cerca de uma centena de Unidades de Referência Tecnológica de ILPF em todo o país, são realizadas capacitações e treinamentos, eventos como dias de campo, visitas técnicas, simpósios, entre outros.

Roda de conversa

Na quinta (5) à tarde, a equipe de especialistas em ILPF da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realizará a roda de conversa 'Produção agropecuária e baixo carbono', sobre sistemas integrados desenvolvidos e adaptados com foco na Região Nordeste. 

Os pesquisadores José Henrique Rangel, Evandro Muniz e Edson Patto Pacheco, além do analista Samuel Souza, discutirão temas como plantio direto em sistemas integrados, o uso da leguminosa gliricídia na alimentação de ruminantes e as tecnologias a serem transferidas em Sergipe no Plano ABC+(Agricultura de Baixo Carbono), que será lançado oficialmente em cerimônia na tarde de quinta.

Como o espaço é limitado a 30 lugares, é necessário fazer antecipadamente a inscrição online para a roda de conversa, neste link

ExpoRingo

Em sua terceira edição, a Exporingo é uma exposição e feira multisetorial de agronegócio que acontece anualmente no Complexo Fábio José / Parque das Palmeiras, em Lagarto, SE. A Embrapa participa do evento desde a primeira edição, em 2019, sempre levando aos visitantes as mais atuais soluções tecnológicas para uma agropecuária sustentável e inovadora.

O acesso do público é gratuito, bem como a participação nas palestras e debates durante os quatro dias do evento.

O Complexo FJ (Fábio José) é considerado um dos mais modernos complexos equestres do Brasil, na zona rural de Lagarto, que é reconhecida como a Capital Nacional da Vaquejada.

O complexo possui mais de 600 mil m² de área estruturada, pronto para receber os expositores, empresários do ramo e o público durante o evento.

SERVIÇO

O que: Embrapa na ExpoRingo 2023 – Realidade virtual e debates sobre ILPF

Onde: Complexo Fábio José / Parque das Palmeiras, em Lagarto, SE

Quando: 4 a 8 de outubro

Mais informações: https://exporingo.com.br

*Roda de Conversa Embrapa - 'Produção agropecuária e baixo carbono'

Quinta (5/10) - 13h30-15h - Sala 2

Tecnologias para o Plano ABC+ Sergipe - Samuel Souza

Sistemas ILPF e Plantio Direto - José Henrique Rangel, Edson Patto Pacheco, Humberto Fontes

Gliricídia na alimentação de ruminantes - Evandro Muniz

*Abertura oficial do evento - Quinta (5/10) - 16h30 - Pavilhão de leilões

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sergipeilpfnordesteexporingorealidade-virtualrealidade-aumentada3d