03/10/23 |   Transferência de Tecnologia

Caravana FertBrasil compartilha, na ESALQ, tecnologias para reduzir dependência brasileira por fertilizantes importados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Diminuir a dependência externa de mais de 80% dos fertilizantes para em torno de 50% é o objetivo do Plano Nacional de Fertilizantes. Segundo José Carlos Polidoro, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), alcançando essa meta, o país terá capacidade de abastecer o mercado interno em tempos de crise e também de manter a estabilidade dos preços e a oferta de insumos aos produtores brasileiros.

Ainda, de acordo com ele, o Plano busca tornar o país autônomo em desenvolvimento de tecnologias de nutrição de plantas adequadas ao ambiente de produção tropical. “Hoje, o Brasil importa as tecnologias que são usadas na agropecuária. A caravana FertBrasil está alinhada a essas metas. A essência é levar as tecnologias e os conhecimentos, de forma interativa, discutindo com os elos da cadeia a melhor maneira de aplicá-los no campo”, destaca Polidoro.

Dando continuidade às ações da Caravana, no dia 11 de outubro, ocorre mais uma etapa no estado de São Paulo. Desta vez, o evento será em Piracicaba, na Esalq (USP), das 14 às 18 horas, durante a 66ª Semana “Luiz de Queiroz”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Para o professor Paulo Pavinato, do Departamento de Ciência do Solo, da Esalq, a organização da Caravana como parte da programação técnico-científica da edição de 2023 da Semana será prestigiada por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área que buscam melhorar a produção agropecuária com sustentabilidade.

A ideia é tornar mais racional e eficiente o uso de fertilizantes. Para isso, os especialistas da Embrapa abordam vários temas de interesse de técnicos e produtores, como planejamento do melhor uso das terras, práticas para utilização de nutrientes, novos fertilizantes e insumos, tecnologias sustentáveis de manejo e soluções digitais.

Conforme o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, que coordena essa etapa, a eficiência brasileira no uso de insumos é baixa. “Os dados de pesquisa têm mostrado que a agricultura interna, infelizmente, não utiliza bem os nutrientes de uma maneira em geral. A caravana vem para reforçar os conhecimentos aos técnicos, produtores e futuros profissionais da área. Já temos tecnologia disponível para sermos mais eficientes, usando novas fontes, soluções apropriadas às nossas condições tropicais e utilizando sistemas de produção mais sustentáveis. Queremos, com isso, diminuir a dependência externa de nutrientes”, explica Bernardi.

A caravana já percorreu 18 estados brasileiros, sendo realizada em 46 municípios das principais regiões produtoras do país.
Desde 2022, os pesquisadores da Embrapa levam às regiões brasileiras boas práticas, tecnologias e o manejo apropriado dos insumos para aumentar a eficiência no campo.


Serviço

Caravana Fert Brasil no Estado de São Paulo
Dia: 11 de outubro
Horário: 14h às 18 horas
Local: Auditório da Engenharia, na ESALQ/USP, em Piracicaba (SP).
Inscrições: http://embrapa.br/caravana-fertbrasil/piracicaba

 

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/