06/09/23 |   Agricultura familiar  Geotecnologia  Produção vegetal  Gestão ambiental e territorial

Mapeamento da cafeicultura de Rondônia avança com visitas a propriedades de Alta Floresta do Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal - Cafezal em Alta Floresta do Oeste, RO

Cafezal em Alta Floresta do Oeste, RO

Em Alta Floresta do Oeste, RO, 25 propriedades rurais produtoras de café foram visitadas pelo pesquisador Carlos Ronquim, da Embrapa Territorial. As visitas fazem parte das ações do projeto de pesquisa “CarbCafé Rondônia”, que visa levantar o carbono estocado no solo e na fitomassa dos cafezais e mapear a cultura em uma área conhecida como Matas de Rondônia, formada por 15 municípios. 

O trabalho em Alta Floresta do Oeste aconteceu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, com o objetivo de conhecer o manejo feito nas propriedades e obter geolocalização dos cafezais e de outros cultivos. Essas informações serão usadas na etapa de classificação de usos do solo nas imagens de satélite, para o mapeamento do município. Ele será o segundo a ser mapeado; o trabalho já foi feito em Cacoal. Durante as visitas em campo, Ronquim observou que o café é o carro-chefe na renda das pequenas propriedades do município. “Há algum pasto, mas a principal renda é o café”, disse. 

O projeto “CarbCafé Rondônia” tem parceria da Embrapa Rondônia, da Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon) e do Sicoob com atuação no estado. 

Reuniões

No dia 28, o pesquisador também participou de evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Cacoal. Na mesma data, ele se reuniu com o presidente da Caferon, Juan Travian.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cafecafeiculturarondoniacarbcafe