03/11/23 |

Caravana Embrapa FertBrasil realiza em Manaus palestras sobre uso eficiente de fertilizantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Caravana Embrapa FertBrasil, evento que aborda boas práticas para aumento da eficiência do uso de fertilizantes, irá acontecer pela primeira vez em Manaus (AM) no próximo dia 8 de novembro.  As palestras são direcionadas principalmente para técnicos e produtores rurais. O objetivo é debater alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.

O evento acontecerá na quarta-feira, dia 8 de novembro, de 8h às 12h30,  no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte link https://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-embrapa-08-11-manaus-am

A Caravana FertBrasil está percorrendo as principais regiões agrícolas do País, levando informações sobre  tecnologias e conhecimentos para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade.

As palestras são divididas em cinco módulos, adaptados às diversas condições dos biomas brasileiros,a fim de nivelar e customizar as informações para cada uma das regiões produtoras. Ao todo são 48 pólos produtivos sendo visitados. O conteúdo apresentado em cada cidade traz informações adaptadas para as condições locais. As atividades presenciais são voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais,  produtores líderes, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa e parceiros que integrarão cada Caravana.

Na programação em Manaus, a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental  Maria do Rosário Lobato Rodrigues apresenta o tema “Planejando onde e quando plantar”; o pesquisador da Embrapa Fábio Alvares de Oliveira aborda sobre “Boas Práticas para uso Eficiente de Fertilizantes NPK”, o pesquisador da Embrapa Solos, Paulo Cesar Teixeira, vai expor sobre “Novos fertilizantes e insumos” e o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Ricardo Yassushi Inamasu, apresenta o tema “Soluções digitais”.

Saiba mais sobre a Caravana

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil.

Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert, além dos correalizadores regionais. No Amazonas, conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA).

Esse esforço conjunto visa disponibilizar informações para que o Brasil adote as tecnologias e use insumos no processo produtivo de forma eficiente e racional. Com a Caravana Embrapa FertBrasil estão sendo disponibilizadas informações de qualidade a lideranças, técnicos, consultores e multiplicadores que atuam nas diferentes cadeias produtivas, para que o Brasil adote as melhores tecnologias e aplique as técnicas adequadas de uso de fertilizantes. “Trata-se de uma medida importante para que o país tenha condições de enfrentar situações de crise, além de contribuir para a sustentabilidade”, explicou Silvia Massruhá, presidente da Embrapa. Segundo a presidente, a Caravana  aborda questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no Brasil.

Contexto mundial

Segundo informações divulgadas pela Caravana FertBrasil, o Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.  A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

  

Serviço

Caravana Embrapa FertBrasil - Manaus

Cidade: Manaus (AM)

Local: auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam

Data:  08 de novembro de 2023 (quarta-feira)

Horário: de 8h às 12h30 (fuso horário Manaus)

Inscrição gratuita: https://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-embrapa-08-11-manaus-am

 

Síglia Souza (Mtb66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 33037852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventocaravana-fertbrasilfertilizantescaravana-embrapa-fertbrasil