06/11/23 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Seminário de agregação de valor em horticultura apresenta novidades para produção orgânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação.

Divulgação. -

O Seminário de Agregação de Valor em Horticultura ocorre em 23 de novembro, no Anfiteatro da Cati Regional de Ribeirão Preto, SP. Em sua 15ª edição, é promovido pelo Instituto Agronômico (IAC), sede de Ribeirão Preto e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), regional de Ribeirão Preto, ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com Sally Blat, pesquisadora do IAC e coordenadora do evento, em 2019 o encontro contou com 150 participantes, sendo 80% produtores e assentados rurais, além de estudantes e profissionais da área. O evento é sempre gratuito, visando dar acesso ao maior número possível de pessoas interessadas.

“A edição desse ano espera mais uma vez cumprir seu principal objetivo que é o de mostrar tecnologias para agregação de valor aos produtos e as novidades no mercado hortícola. Muitos dos participantes são produtores rurais de cultivo em sistema orgânico e a maioria dos temas das palestras visam auxiliar esse público, mostrando que existem várias tecnologias que devem ser usadas na produção desse nicho de mercado agregando maior produtividade e qualidade ao seu produto”, enfatiza Blat.

“Abordaremos temas como a importância da matéria orgânica no solo, controle biológico de doenças de plantas - uso e tendências, cultivo experimental da baunilha, fertilidade do solo e nutrição, microverdes – novidade e sobre o cultivo da batata – histórico e novidades”, destaca a pesquisadora.

Controle biológico

Para o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol, um dos palestrantes, o controle biológico pode ser conceituado como “o uso de um organismo para reduzir a densidade populacional de outro organismo. E possivelmente, seja o método mais bem-sucedido, tanto economicamente, como ambientalmente”.  

“É efetivo no controle de doenças e pragas das plantas e de plantas invasoras. Na minha palestra serão apresentados os conceitos e os quatro diferentes tipos de controle biológico: natural, conservacionista, clássico e aumentativo”, informa Bettiol.

O controle biológico natural é o tipo de controle onde as pragas e doenças são controladas por antagonistas e inimigos naturais de ocorrência natural, sem qualquer intervenção humana. O controle biológico conservacionista consiste nas ações humanas para proteger e estimular a preservação e aumento natural de agentes benéficos. No clássico, os inimigos naturais são coletados em uma área de exploração, geralmente a área de origem da praga, patógeno ou planta invasora, e em seguida, liberado em áreas onde se deseja elevar o número de agentes de biocontrole, podendo resultar em população permanente.

Controle biológico aumentativo é aquele em que os antagonistas, os entomopatógenos, os parasitoides e os predadores são aplicados de forma massal em uma cultura, portanto esses organismos precisam ser produzidos em larga escala. É o mais conhecido entre os agricultores, pois tem como base a aplicação de um agente de biocontrole disponíveis no mercado.

“Neste sentido, apresentarei os mecanismos de ação e da eficiência de um fungo – Trichoderma – e de uma bactéria – Bacillus – antagonistas a fitopatógenos e promotores de crescimento de plantas, além da importância de aumentar o teor de matéria orgânica do solo para prover um ambiente adequado para os bioagentes”.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://sites.google.com/view/agreghorticultura/

Para mais informações e apoio, entrar em contato com um dos coordenadores Sally Blat (e-mail sally.blat@sp.gov.br)

Serviço

Anfiteatro da Cati Regional de Ribeirão Preto, localizada à Avenida Fábio Barreto, 41, Vila Tibério, Ribeirão Preto, SP.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 99262-6751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

controle-biologicoeventocontrole-de-pragashorticultura