10/11/23 |

Técnicos, estudantes e produtores rurais participam de palestras da Caravana Embrapa FertBrasil no AM

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Síglia Souza

Síglia Souza -

Mais de 100 pessoas entre representantes de instituições e técnicos do setor agrícola, pesquisadores e estudantes de ciências agrárias, extensionistas e produtores rurais de municípios do Amazonas, participaram da programação de palestras da Caravana Embrapa FertBrasil, realizada em Manaus (AM), na quarta-feira, 8 de novembro. No conjunto de palestras do evento foram apresentadas informações sobre tecnologias e conhecimentos para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos, estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas e melhorar a produtividade. O pesquisador Pedro Machado, da Embrapa Arroz e Feijão (GO), coordenador desta edição da Caravana em Manaus, informou que esta foi a 50ª cidade visitada pela Caravana Embrapa FertBrasil, evento técnico que está percorrendo as principais regiões agrícolas do País  desde 2022.

Entre o público que assistiu as palestras desta edição da Caravana FertBrasil no Amazonas estavam presentes técnicos e agricultores vindos da zona rural de Manaus e dos municípios de Rio Preto da Eva, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Careiro, Autazes, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, entre outros. A programação ocorreu no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A pesquisadora Maria do Rosário Lobato Rodrigues, da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), na palestra “Planejando onde e quando plantar”, falou da importância do planejamento na agricultura e que o primeiro passo é diagnosticar e conhecer as características do solo além da superfície, em seus aspectos químicos, granulométricos (textura) e minerais presentes , para garantir melhor uso dos nutrientes e das várias alternativas de manejo para obter melhor uso do solo.  

O pesquisador da Embrapa Soja (PR) Fábio de Oliveira abordou o tema “Boas Práticas para uso Eficiente de Fertilizantes NPK”, e também destacou  a necessidade de se fazer um bom diagnóstico da lavoura e a análise química de solo, “priorizando os manejos para correção das deficiências nutricionais de forma a estabelecer um sistema produtivo sustentável e que necessite de um menor aporte de fertilizantes, de maneira geral apenas para repor as exportações de nutrientes pelas culturas produzidas”.

O pesquisador Paulo Teixeira, da Embrapa Solos (RJ), compartilhou informações sobre  novos insumos orgânicos e organominerais, remineralizadores e bioinsumos que já estão disponíveis para serem usados, como mais uma opção além dos fertilizantes tradicionalmente usados. O pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação, falou sobre a oportunidade de usar também as soluções digitais disponíveis, que auxiliam gestão na agricultura.

O pesquisador Rodrigo Almeida, da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO), reforçou a importância de tecnologias de manejo para implantar nas áreas agrícolas sistemas de produção sustentáveis que visam saúde do solo, aporte de biomassa, ciclagem de nutrientes, aumento de matéria orgânica, melhoria da fertilidade, para fazer um sistema mais harmônico com as condições de clima e solo da região tropical brasileira.

Almeida destacou que  sistemas bem implantados e bem desenvolvidos trazem à agricultura regional uma sustentabilidade que vai culminar em aumento da eficiência de uso de fertilizantes, aumento de produtividade e redução de custos de produção. “Por isso é importante sempre se pensar para cada propriedade, para cada município qual a cara da agricultura regional com um sistema de produção com as condições de clima e solo locais”, ressaltou.

A importância do acesso aos conhecimentos para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, reduzir a dependência de importações, e utilizar tecnologias que permitem maior produtividade usando menos áreas, foram destacadas também em pronunciamentos do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Júnior; do diretor de Ater do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) Orleidson Sales, e do representante da Ufam e coordenador do curso de Agronomia,  Silfran Alves, durante a abertura do evento.

Conteúdos e soluções  tecnológicas apresentados pela Caravana para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes  podem ser acessadas no site www.embrapa.br/caravana-embrapa-fertbrasil

Ação nacional

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, com o concurso da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil.

Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert, além dos correalizadores regionais.

No Amazonas, contou com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA).

Síglia Souza (Mtb66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 33037852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens