13/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Caravana Embrapa Fertbrasil reúne profissionais e produtores rurais em Boa Vista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Havanir Vitória

Havanir Vitória -

No último dia 31 de outubro, a equipe da Caravana Embrapa FertBrasil, composta por pesquisadores e analistas da Embrapa, esteve em Boa Vista para uma visita com objetivo de fornecer informações e conhecimento a profissionais da agricultura, incluindo técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais. A Caravana é uma jornada que percorre os principais polos agrícolas do país, levando tecnologias e conhecimentos aos produtores rurais para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, destacar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade.

O evento ocorreu no auditório do CREA-RR e contou com a presença de autoridades e lideranças locais, profissionais da assistência técnica e extensão rural, associações de produtores, cooperativas, sindicatos, consultores, produtores rurais, bem como autônomos, empreendedores, professores e estudantes.

Na abertura do evento, o chefe-geral da Embrapa Roraima, Edvan Chagas, destacou a importância da visita da Caravana Embrapa FertBrasil a Roraima para os profissionais da área. Ele enfatizou que a menor dependência da produção agrícola por fertilizantes externos e menor custo de produção com uso mais eficiente dos insumos agrícolas, especialmente visando elevar a melhoria da produção da agricultura familiar e sua inclusão produtiva, passa pelos conhecimentos compartilhados no evento.

De acordo com o representante da coordenação geral da Caravana FertBrasil e analista da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Botelho, “é de grande relevância a participação da caravana em Roraima, pois  a caravana já percorreu diversos polos agrícolas do Brasil e está agora se encaminhando para as etapas finais, obtendo excelentes resultados ao longo do percurso”.

A programação foi conduzida por Frederico Botelho e iniciou com apresentação da experiência local no Centro de Difusão Tecnológica da prefeitura de Boa Vista (CDT), realizada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI), Guilherme Carneiro. Em seguida, foram realizadas palestras ministradas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa, e foram divididas em cinco módulos adaptados para a realidade local, com o objetivo de promover o aumento da eficiência no uso de fertilizantes e insumos no campo, reduzindo os custos de produção e estimulando a adoção de novas tecnologias e boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

Os módulos e seus respectivos palestrantes foram os seguintes:

Módulo 1: "Planejando onde e quando plantar," com o pesquisador da Embrapa Amapá, Nagib Melem, e a pesquisadora da Embrapa Roraima, Karine Dias.

Módulo 2: "Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes NPK," com o pesquisador da Embrapa Soja, Fabio Oliveira.

Módulo 3: "Novos Fertilizantes e Insumos," com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alberto Bernardi.

Módulo 4: "Soluções Digitais," com a pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo.

Módulo 5: "Manejo e Sustentabilidade," com o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Rodrigo Almeida.

Assessoria de Comunicação- NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/