13/11/23 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Agroindústria  Biodiversidade

Embrapa Alimentos e Territórios lança pedra fundamental e dá início às obras da nova sede

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Ministro Carlos Fávaro (à esquerda), governador Paulo Dantas, ministro Renan Filho e presidente Silvia Massruhá (à direita) participam do lançamento da Pedra Fundamental

Ministro Carlos Fávaro (à esquerda), governador Paulo Dantas, ministro Renan Filho e presidente Silvia Massruhá (à direita) participam do lançamento da Pedra Fundamental

A cerimônia reuniu ministros, parlamentares, o governador do estado de Alagoas, secretários estaduais, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão, e toda a equipe do centro de pesquisa e da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

 

Com um público de mais mil pessoas, a Embrapa Alimentos e Territórios lançou nesta segunda-feira (13) a pedra fundamental para início das obras de construção da sua nova sede, no Povoado Saúde, Ipioca, Maceió, Alagoas. A cerimônia reuniu os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os deputados federais Luciano Amaral (PV-AL), Paulão (PT-AL) e Rafael Brito (MDB-AL), a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, a secretária estadual de Agricultura, Carla Dantas, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá e a diretora-executiva, Selma Beltrão, além de parlamentares da bancada alagoana, dirigentes do setor privado, lideranças de movimentos sociais e autoridades políticas locais.

Em um terreno de 16,6 hectares doado pelo governo de Alagoas e com recursos de emendas parlamentares da bancada federal alagoana, serão requalificadas e recuperadas as estruturas arquitetônicas da antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas. No local será construída a infraestrutura para abrigar as equipes técnicas de pesquisa, inovação, comunicação e administrativa, além de complexos laboratoriais voltados para estudos relativos aos alimentos e à alimentação. Os recursos do PAC Embrapa também serão utilizados na obra.

O governador do estado de Alagoas, Paulo Dantas, agradeceu o presidente Lula pela presença de dois ministros de Estado para participarem da cerimônia. “Uma demonstração de que cultura, educação, ciência, tecnologia, pecuária, agricultura, inovação e produção com qualidade é prioridade do governo federal”, afirmou. E anunciou concurso público para Alagoas destinado à Emater. “Vamos fazer o programa mais arrojado de assistência técnica que já tivemos em Alagoas para, lado a lado com a Embrapa, levar cada vez mais a agricultura familiar e o agronegócio para produzir com rentabilidade, qualidade e produtividade”.

O governador parabenizou a equipe da Embrapa presente à cerimônia. “São servidores que querem ver o Brasil dar certo”, disse. E lembrou que o projeto de construção da nova Unidade prevê a parceria do estado para a revitalização das ruínas. “Esse projeto que hoje é um sonho transformado em realidade começou numa parceria do governo federal e o governo do estado”, disse o deputado federal Paulão, coordenador da bancada alagoana. Ele reforçou a importância dos investimentos feitos na Empresa, por meio de emendas individuais e coletivas, além dos recursos do novo PAC, que serão investidos na Embrapa Alimentos e Territórios, fundamentais para apoiar, especialmente a agricultura familiar. Para ele, a atuação da Embrapa não se limita à geração de tecnologia, mas cabe ainda a missão de ajudar a levar os alimentos a quem mais precisa.

O ministro Carlos Fávaro fez questão de lembrar que foi justamente o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, o mesmo que inaugurou as instalações da Embrapa Agrossilvipastoril, em Mato Grosso, em 2012. “Sem sombra de dúvidas, o salto dado pela agropecuária em Mato Grosso depois da criação da Embrapa Agrossilvipastoril contribuiu para os índices de crescimento do estado acontecerem. E não é diferente com a criação da Embrapa que completou 50 anos. No início dos anos 70, o Brasil importava alimentos. Com a criação da Embrapa, ocupamos 40 milhões de hectares de terras nessas últimas cinco décadas. Mas o mais impressionante é que no mesmo período a nossa produtividade cresceu 580%. É ciência, tecnologia e investimento na capacidade das pessoas”, disse o ministro. E completou: “queremos trazer mais tecnologia, mais alimentos e mais agricultura para este estado”.

Renan Filho, ministro dos Transportes, liderança política de Alagoas, destacou que a Embrapa Alimentos e Territórios terá como responsabilidade ajudar as pessoas que precisam mais no estado. “Fazendo isso, certamente estaremos construindo um país melhor. E a Embrapa é fundamental para resgatar também a autoestima dessa região de Maceió”, disse, lembrando que a fábrica que será recuperada teve um papel determinante no desenvolvimento de Alagoas em tempos passados. “A chegada da Embrapa em Alagoas é um incentivo à pesquisa, à inovação e levará a aumento de produção e mais condições de trabalho e renda para o povo do estado”, afirmou.

Fortalecimento de um novo paradigma

 

Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, destacou que a criação da Embrapa Alimentos e Território fortalece um novo paradigma de pesquisa e de atuação, com um olhar para os alimentos sob o ponto de vista do consumidor e não apenas sob o ponto de vista da produção. “Temos hoje um consumidor mais sofisticado, preocupado com nutrição, saúde, origem dos alimentos e que demanda transparência dos processos de produção”, enfatizou a presidente.

Ela explicou que as mudanças nos hábitos alimentares e de consumo, denominada de transição nutricional, é uma das frentes prioritárias da gestão da Empresa e a Embrapa Alimentos e Territórios tem papel importante neste contexto. A presidente agradeceu a todos os empregados da Unidade. “Vocês são o nosso maior patrimônio, com uma importante missão”, afirmou. (Veja foto da equipe da Unidade)

João Flávio Veloso, chefe-geral da Unidade, lembrou que o estudo de viabilidade técnica foi feito em 2016, e, justamente, o local escolhido para a sede foi o estado de Alagoas, por ser um dos poucos estados que ainda não possuíam um centro de pesquisa, e também pela necessidade de apoio a políticas públicas para a geração de renda e à superação da insegurança alimentar. “Adicionalmente, Alagoas tem cadeias produtivas importantes onde é possível fazer a conexão agricultura e turismo em um interessante arranjo institucional”, destacou.

Recursos do PAC e de emendas parlamentares

 

Veloso mencionou a importante parceria entre o governo federal que colocou no novo  PAC recursos necessários para a complementação das obras e aquisição de equipamentos de campo e laboratório, em um total de R$ 69 milhões. E o governo de Alagoas, que fez a doação do terreno no valor de R$ 3,4 milhões para a construção da nova sede. “Agradecemos o governo de Alagoas que nos acolhe e nos apoia desde 2016, bem como a bancada de parlamentares de Alagoas que vem apoiando a infraestrutura da Unidade por meio de emendas parlamentares.”

O total de emendas parlamentares da bancada federal alagoana é da ordem de 28,3 milhões de reais. As obras terão início em janeiro de 2024 e estima-se que a primeira fase esteja concluída em 30 meses. Veloso concluiu agradecendo a todos que se envolveram diretamente na realização deste sonho: “quero agradecer as pessoas que acreditaram no projeto e compartilharam este propósito conosco, sejam presidentes, ministros, parlamentares, prefeitos, pesquisadores, professores, agricultores. Foram as pessoas que nos trouxeram aqui, somos diversos, temos diferenças, e um propósito comum que nos une. Vamos em frente, pois ainda há muito trabalho a fazer”.

Foco em parcerias

Para se tornar uma referência em soluções tecnológicas e sociais, agregando valor aos produtos agroalimentares brasileiros, a Embrapa Alimentos e Territórios aposta na parceria, especialmente em ações voltadas ao desenvolvimento territorial, com foco nos alimentos e na alimentação. Criado oficialmente, em 2018, o centro de pesquisa atua em rede com diversas instituições públicas e privadas, nas áreas de biodiversidade e patrimônio alimentar, gastronomia e turismo, alimentação saudável, circuitos curtos de produção, e sistemas agroalimentares diferenciados. 

A atuação com uma rede de parceiros nacionais e internacionais busca conectar as estratégias de valorização da sociobiodiversidade aos territórios alimentares e às identidades culturais, promovendo a inclusão social, produtiva e econômica. O objetivo é também fortalecer políticas públicas voltadas para a alimentação saudável, respeitando as especificidades culturais e regionais dos consumidores, além de apoiar os processos de produção e consumo de alimentos.

O centro já conta com uma equipe de 45 profissionais, entre pesquisadores, técnicos e especialistas das áreas de pesquisa e inovação, além dos profissionais de apoio administrativo e de comunicação. As linhas de pesquisa incluem biodiversidade e patrimônio alimentar; certificações e signos distintivos de qualidade e origem; antropologia e sociologia da alimentação; circuitos de produção e consumo de produtos agroalimentares; sistemas agroalimentares diferenciados; agregação de valor, gastronomia e turismo rural; e nutrição e saúde.

Os projetos e ações institucionais abrangem, principalmente, agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais e quilombolas do Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva, a geração de renda e a redução da insegurança alimentar. Destacam-se, ainda, a promoção de capacitações para os agricultores, povos e comunidades, em técnicas de manejo da produção, preservação e valorização de saberes tradicionais, entre outros. 

  • Conheça a atuação da Embrapa Alimentos e Territórios acessando:

Embrapa Alimentos e Territórios lança futura sede e privilegia parcerias

 

O evento de lançamento da pedra fundamental reuniu cerca de mil participantes

 

Veja aqui todas as fotos do evento 

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448 1516

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 99204-6401

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens