24/11/23 |   Agricultura familiar  Produção vegetal  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Embrapa promove I workshop de mulheres Rurais em Rorainópolis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Roraima, em parceria com SEBRAE, Sistema FAERR/SENAR, Sistema OCB/RR, está organizando o "I WORKSHOP DE MULHERES RURAIS", que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro no campus da UERR em Rorainópolis (RR).

O evento busca ampliar a participação das mulheres em todas as fases da produção de alimentos, abrangendo desde o cultivo até o beneficiamento, e assim  proporcionar acesso a conhecimentos sobre soluções tecnológicas, técnicas de cultivo, manejo de frutas e hortaliças, controle de pragas e doenças, beneficiamento e pós-colheita, reaproveitamento de resíduos na agricultura, sistemas agroecológicos, solo saudável, alimentos saudáveis, oportunidades de negócios, associativismo, cooperativismo e legislação vigente.

O Workshop oferecerá uma programação diversificada. Serão realizadas palestras técnicas pela manhã e tarde, seguidas de oficinas temáticas com trocas de experiências, debates sobre produção de hortifrútis e exposição de produtos elaborados por mulheres rurais. Ainda durante a programação serão realizadas reuniões técnicas para estabelecer parcerias visando políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com foco nos ODS 2 e 5, que abordam qualidade de vida, segurança alimentar, equidade de gênero e desenvolvimento sustentável

O evento é destinado às mulheres da agricultura familiar e indígena, produtores rurais, representantes de organizações sociais e cooperativas, profissionais e técnicos ligados ao segmento. O Workshop busca criar um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e o estímulo à participação ativa das mulheres na agricultura.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no link https://forms.gle/ceXJQtXQfVkuJJgP6.

O "I Workshop de Mulheres Rurais" é uma iniciativa do Projeto Mulheres Rurais, idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de Transferência de Tecnologia, financiado com recursos de emenda parlamentar (37630002/2023), por indicação da ex-Deputada Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR). O projeto vem recebendo apoio desde 2020, com o lançamento do Selo "Produzido por Mulheres Rurais".

O evento conta com apoio das instituições, Universidade Estadual de Roraima- UERR, Agência de Defesa Agropecuária- ADERR, Instituo Federal de Roraima – IFRR, Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, Instituto de Assistência Técnica Rural – IATER, Secretária de Agricultura, desenvolvimento e Inovação- SEADI, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes.

 

Segue a programação do evento:

Projeto de Transferência de Tecnologia

Ação do projeto Mulheres rurais, que se iniciou em 2020 com a produção do selo “Produzido Por Mulheres Rurais”, faz parte do projeto de transferência e Tecnologia, custeado com recurso de emenda parlamentar (37630002/2023) com a indicação da ex-Deputada Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR), com objetivo de fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista.

 As Atividades foram realizadas por meio do desenvolvimento de ações de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima que beneficiam as famílias dessa localidade, compartilhando soluções tecnológicas, diversificando a produção, como forma do aumento da produção, produtividade e da renda das famílias.

O projeto já implantou 10 Unidades de Referência Tecnológica (URT), com cultivos de espécies olerícolas (pimentão, tomate, folhosas, temperos e etc), frutíferas e espécies que promovam adubação verde. Além da implantação de composteiras domésticas para aproveitamento dos resíduos orgânicos visando produzir substrato e adubos, para produção de mudas frutíferas.

 

Assessoria de Comunicação- NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/