27/11/23 |   ILPF

Evento debate benefícicos da ILPF para produção de alimentos e meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso - Sistemas contribuem para serviços ambientais

Sistemas contribuem para serviços ambientais

Produzir carne e leite de forma mais equilibrada com o meio ambiente é um dos principais benefícios dos sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esses modelos são mais sustentáveis e promovem diversos serviços ambientais.

De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), a presença de árvores contribui para o aumento de matéria orgânica no solo, da atividade microbiológica e da ciclagem de nutrientes, influenciando na fertilidade do solo e infiltração e retenção de água na área. Além disso, regula o microclima, possibilitando bem-estar animal, com reflexos diretos no incremento da produção de carne e leite.

O componente arbóreo, ainda, é responsável pelo aumento da biodiversidade, incluindo fauna e microrganismos. A madeira também traz retorno financeiro para o produtor rural.  

Para discutir esse tema e outros assuntos relacionados ao ILPF, nos dias 07 e 08 de dezembro, ocorre o VIII Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Estado de São Paulo. Especialistas vão debater Carne Baixo Carbono, manejo de pastagens, grãos e mais assuntos atuais sobre sistemas integrados de produção.

A iniciativa é organizada pela Embrapa Pecuária Sudeste e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), com apoio da Rede ILPF.

As inscrições estão abertas.

 

Programação

No primeiro dia, 07 de dezembro, a partir das 08 horas, no auditório da Embrapa (Rua 15 de Novembro, 1452), especialistas vão falar sobre produção de grãos em ILPF, manejo de pastagem, potencial das árvores em sistemas, serviços ambientais, sustentabilidade desses modelos e certificação “carne baixo carbono”. Já na sexta-feira, os participantes vão a campo conhecer modelos de ILPF, na fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste.

Veja como fazer a inscrição aqui.
 

Serviço
VIII Simpósio de ILPF do Estado de SP

Data: 07 e 08 de dezembro de 2023
Local: Embrapa Pecuária Sudeste
Inscrições e mais informações: clique aqui

 

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfsimposiosistemas-integradosarvoreseventoservicos-ambientais