29/01/24 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta cultivares de morango e batata no Show Rural Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima - Vitrine tecnológica apresentará o morango DC25 (Fênix) durante o evento

Vitrine tecnológica apresentará o morango DC25 (Fênix) durante o evento

As cultivares de Morango BRS DC25 (Fênix) e batata BRS Gaia foram lançadas em 2023 pelos programas de melhoramento genético liderados pela Embrapa Clima Temperado (RS)

No dia 5 de fevereiro, às 10h, a Embrapa Clima Temperado apresenta duas entregas recentes da pesquisa agropecuária federal durante as comemorações dos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital), no 36º Show Rural Coopavel. A cultivar de morango BRS DC25 (Fênix) e a de batata BRS Gaia foram lançadas em 2023 e integram os destaques da Empresa durante o evento. O Show Rural Coopavel vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR).

Além dessas cultivares, a Embrapa Clima Temperado (RS) ainda leva outras tecnologias indicadas ao cultivo orgânico e agroecológico, como a cultivar de cebola BRS Prima. O material apresenta maior durabilidade no pós-colheita, o que garante oferta nos períodos de entressafra. Além disso, possui maior resistência a doenças, o que impacta em menor uso de agrotóxicos e na validação ao sistema orgânico.

A Unidade ainda apresenta sete cultivares de batata-doce em parceria com a Embrapa Hortaliças (DF). Estarão em exposição as variedades BRS Cuia, BRS Rubissol, BRS Anembé e BRS Cotinga, além das variedades Beauregard, BRS Amélia e CIP BRS Nutibiofortificadas com provitamina A. 

 

Morango BRS DC25 (Fênix)

A cultivar de morangueiro BRS DC25 (Fênix) se destaca pela precocidade do início da produção dos frutos, o que permite intervalo menor entre plantio e início da colheita, aumentando a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro) e estendendo a oferta de frutas de qualidade. Para o produtor, isso maximiza o retorno econômico pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado.

Também se destaca pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, o que resulta em frutas de sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. As frutas apresentam boa firmeza, com maior resistência ao transporte e ótima durabilidade pós-colheita, garantindo mais tempo de prateleira. São grandes, com peso médio de 23 gramas, e de cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico, típico do morango.

Bem manejada, a cultivar tende a manter boa produtividade de frutas grandes, com estabilidade de tamanho ao longo da safra. O potencial produtivo pode chegar a 1,2 quilo por planta, dependendo das condições de cultivo. A recomendação é para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo adequada aos sistemas de produção convencional e orgânico.

 

Batata BRS Gaia

A BRS Gaia é uma cultivar de batata de tubérculos com casca vermelha desenvolvida para complementar a produção voltada ao autoconsumo em pequenas propriedades, especialmente no Rio Grande do Sul. Pela sua resistência intermediária à murcha bacteriana, pode ser utilizada em rotação com o tabaco - cultura comum no Estado e também suscetível à doença -, com menor risco à produção. 

Os tubérculos da variedade têm boa aparência, com polpa amarela média e formato ovalado. Também apresentam baixa incidência de desordens fisiológicas que resultam em deformidades. Na prateleira, a durabilidade é considerada média, em torno de três meses, dependendo da safra – maior na safra de outono e menor na safra de primavera.

No campo, apresenta potencial produtivo moderadamente elevado. O pico de produção registrado em avaliações em Sistema Orgânico foi de 25 t/ha. Além disso, a variedade também é considerada de média-alta rusticidade, com elevada tolerância ao calor. A recomendação de cultivo é para a Região Sul do País, podendo ser produzida em todas as épocas com clima adequado para a batata: entre 15 ºC e 22 ºC.


Mais Embrapa no evento

Realizado anualmente, o Show Rural Coopavel busca difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio há mais de 30 anos. Tradicionalmente, a Embrapa participa do evento em diversos espaços: na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias, na Unidade Didática Agroecológica e no Show Rural Digital. 

Neste ano, essa participação conta com o envolvimento de onze Unidades: Agrobiologia (RJ), Algodão (PB), Arroz e Feijão (GO), Clima Temperado, Gado de Corte (MS), Gado de Leite (MG), Hortaliças, Mandioca e Fruticultura (BA), Milho e Sorgo (MG), e Suínos e Aves (SC), sob coordenação da Embrapa Soja (PR). 

Além dos materiais já mencionados, também estarão em exposição cultivares desenvolvidas pelas Unidades da Embrapa em diversos locais do País, como de mandioca de mesa, de capim elefante, de grão de bico, de gergelim, de feijão, entre outros. Para saber mais sobre as tecnologias apresentadas pela Embrapa no evento, acesse: https://www.embrapa.br/showrural.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

bioforteventoshowrural2024